Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quarta - 06 de Janeiro de 2010 às 19:41

    Imprimir


O telescópio espacial Kepler, da Nasa, detectou dois objetos astronômicos que não se encontram em nenhuma categoria conhecida por astrônomos.

Apresentadas nesta terça-feira (5) na reunião da Sociedade Americana de Astronomia (AAS, na sigla em inglês), essas entidades que orbitam estrelas são quentes demais para serem planetas, mas muito pequenas para serem consideradas outras estrelas. A temperatura nesses corpos celestes ultrapassa 14 mil graus Celsius.

As principais teorias para a natureza dos objetos englobam os dois extremos do ciclo de vida cósmico. Jason Rowe, responsável pela descoberta, sugere que eles são planetas recém-nascidos, onde normalmente a temperatura é alta.

Já Ronald Gilliland, do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial, diz acreditar que os misteriosos objetos sejam estrelas do tipo das anãs brancas que estão morrendo, perdendo camadas exteriores e encolhendo.

Projetado para localizar objetos semelhantes à Terra, o Kepler já achou, em seis semanas de operação, cinco planetas fora do Sistema Solar. Todos porém, são grandes e quentes, mais parecidos com Júpiter.

O menor deles tem aproximadamente o tamanho de Netuno, o quarto maior planeta do Sistema Solar. De acordo com o chefe da divisão de astrofísica da Nasa, Jon Morse, "é apenas questão de tempo até que as observações do Kepler levem a planetas menores e com períodos mais longos de órbita, aproximando-se cada vez mais da descoberta do primeiro deles análogo à Terra".





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146825/visualizar/