Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 31 de Dezembro de 2009 às 03:32
Por: Steffanie Schmidt

    Imprimir


O que você faria com R$ 811 milhões? Para se ter uma idéia do montante, o prêmio histórico que será pago ao vencedor da Mega-Sena hoje, de cerca de R$ 120 milhões, não chega a 15% do total de multas aplicadas pelo Ibama este ano em Mato Grosso.

O monstruoso valor é fruto de 1.816 autos de infração lavrados em pelo menos 20 grandes operações de fiscalização ocorridas no Estado. A maioria das multas aplicadas – 68% - foram autuações feitas por crimes contra a flora, principalmente contra a Floresta Amazônica, que é a prioridade das fiscalizações, por conta do Plano Nacional de Combate ao Desmatamento.

Apesar de acertar o bolso do proprietário, as medidas que mais surtiram efeito foram as apreensões e os embargos decretados pelo órgão, adotadas a partir deste ano.

Em 2009, 95 mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente foram embargadas e incluídas em uma espécie de lista negra, disponibilizada no site do Ibama. Ela serve como base para compradores de produtos agropecuários, que consultam diariamente o arquivo. As transações são vedadas para produtos oriundos dessas áreas.

Por conta disso, o índice de regularização ambiental por parte dos infratores aumentou, segundo o Ibama.

Além disso, 86 indústrias madeireiras que operavam irregularmente foram embargadas. Elas se concentram justamente na área predominante de floresta, na região noroeste do Estado. Terras de particulares, áreas da União, terras indígenas e unidades de conservação, entre outras, somaram mais de 33 mil metros cúbicos em madeira apreendida este ano.

As madeireiras chegaram a movimentar milhares de metros cúbicos de do produto de forma virtual no sistema do Ibama, utilizando-se do lançamento de placas de veículos incompatíveis com o transporte de madeira, como motocicletas e carros de passeio.

Nessa linha, a prioridade do órgão tem sido a apreensão de máquinas e equipamentos dos infratores ambientais. Somente em 2009, foram apreendidos 60 caminhões e 28 tratores florestais em flagrante delito.

Outro dano ao meio ambiente multado pelo órgão foi a extração ilegal de minério. Em uma única ação, foram desativadas 17 balsas de garimpo fluvial no Rio Teles Pires, em Carlinda (762 quilômetros de Cuiabá).

Os crimes contra fauna, em sua maioria aves, também chamam a atenção. O Núcleo de Fauna do Ibama recebeu este ano mais de 400 animais. A maioria foi reintroduzida ao habitat natural. Os demais foram a criatórios conservacionistas. (Com assessoria)







Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/147385/visualizar/