Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 29 de Dezembro de 2009 às 11:26
Por: Kleverson Souza

    Imprimir


Os livros “Cuiabá - De vila a metrópole nascente”, “Patrimônio histórico-cultural de Mato Grosso - Bens edificados tombados pelo Estado e União”, e “Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito - Um diálogo entre a história e a arquitetura”, publicados pela Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso da Secretaria de Estado de Administração (SAD), em parceria com a editora Entrelinhas, receberam elogios na edição de dezembro da revista nacional “História da Biblioteca Nacional”.

De acordo com o secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto Jr, cada vez mais, Mato Grosso tem se tornado destaque nacional devido ao trabalho sério e ousado executado pelo Governo do Estado. “Os elogios de importantes revistas nacionais as nossas publicações mostram que estamos no caminho certo. O Governo do Estado valoriza as suas tradições, publicando obras que podem ser observadas pela sociedade nas bibliotecas públicas”, lembrou.

Os elogios às publicações do Governo do Estado foram feitos por um dos historiadores da revista, Marcelo Scarrone, que primeiramente, comentou como foi criada a Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. “Folheando os preciosos volumes que a editora Entrelinhas apresenta em parceria com o Arquivo Público, o leitor não pode deixar de se espantar com a enorme riqueza do patrimônio artístico que ali foi identificado nesses 300 anos, e que as autoridades locais e federais resolveram restaurar e tombar em grande parte. As três publicações são interessantes documentos dessa ação”, avaliou.

Segundo Scarrone, o primeiro livro, “Cuiabá - De vila a metrópole nascente” retrata, por meio de gravuras e fotografias, os tempos antigos e os mais recentes da vida de Cuiabá. “A segunda publicação traz um diálogo das obras tombadas no estado. E o terceiro livro, documenta pontualmente o restauro da única igreja setecentista remanescente da capital”, pontuou.

Lançada em 2005 pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin), com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferece informação por meio de artigos produzidos por historiadores brasileiros. A revista é distribuída mensalmente nas bancas de todo o país e pode ser assinada. O conteúdo integral de todas as edições também pode ser visto no site www.revistadehistoria.com.br.

PRÊMIO JABUTI

Não é a primeira vez que uma obra de Mato Grosso é destaque no cenário nacional em 2009. Em agosto deste ano, a Câmara Brasileira do Livro divulgou a lista com os dez primeiros colocados de cada uma das 20 categorias do 51° Prêmio Jabuti, uma das mais importantes premiações da literatura brasileira. O livro “Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benetido. Um diálogo entre a história e a arquitetura”, publicado pelo Governo do Estado em parceria com a Editora Entrelinhas, foi um dos indicados na categoria “Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes”.





Fonte: Assessoria/SAD-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/147524/visualizar/