Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 29 de Dezembro de 2009 às 11:02
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


Mais uma turma dos cursos de qualificação profissional do programa QualiCopa encerrou as atividades em 2009. Vinte e dois alunos concluíram o curso de Auxiliar de Gestão Administrativa, com 254 horas de duração, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Cuiabá. Lançado em setembro deste ano, o programa tem a meta de capacitar 4.028 pessoas em cursos voltados especificamente para a Copa de 2014 e além do Senai conta com a parceria do Senac. Em 2009 já foram qualificados 1.454 trabalhadores em cursos ministrados pelas duas instituições parceiras do projeto, beneficiando cinco municípios do Estado.

A instrutora Elba Proença, responsável pelo curso de Auxiliar de Gestão Administrativa, que começou em outubro, destacou o esforço e a participação dos alunos. “Eles são comprometidos com o curso, sabem o que querem e se dedicaram bastante”, avaliou. O treinamento incluiu 50 horas, 50 de Informática e 154 de gestão.

A dona-de-casa Claudinete dos Santos, moradora do bairro Santa Amália, disse que o curso mudou sua visão profissional e que essa nova postura vai se refletir em sua vida. “A professora soube passar conceitos de liderança, empreendedorismo, aprendi a importância do profissionalismo, da maneira apropriada de tratar as pessoas”, comentou.

Desempregada há cinco anos, a auxiliar de escritório Elaine Cristina Silva, 30 anos, agora está confiante de que vai conseguir um emprego. “O curso foi ótimo. Tivemos inglês, informática, coisas que por estarmos desempregados não teríamos como pagar.

Segundo cálculos da professora Elba, se fosse investir em cursos particulares, cada aluno teria de desembolsar algo em torno de R$ 1.500 por essa qualificação. “E eles tiveram essa oportunidade de se qualificar sem custo nenhum”, observou a instrutora.

“A qualidade das aulas foi excelente. Os professores tiraram todas as dúvidas, distribuíram material adicional. Agora me sinto confiante e preparada para buscar uma vaga no mercado”, avaliou Regina Maria da Silva, 40 anos, que pretende começar a distribuir currículos já na primeira semana de 2010.

BALANÇO

De setembro a dezembro de 2009, o QualiCopa atendeu 1.454 trabalhadores nos cursos de Auxiliar de Gestão Administrativa, Técnica de Vendas, Recepção e Atendimento, Iniciação ao Telemarketing, Montador e Mantenedor de Micro e Aplicador de Revestimento Cerâmico, estes treinamentos foram desenvolvidos em parceria com o Senai. Com o Senac foram ofertados os cursos de Camareira, Vendedor, Porteiro e Vigia e Administração de Serviços Domésticos. Os municípios atendidos foram Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Poconé e Nossa Senhora do Livramento.

NOVAS TURMAS

Para 2010, o programa vai atender ainda 2.574 trabalhadores, em nove cidades. O Governo investiu aproximadamente R$ 3 milhões no pacote dos cursos para a Copa de 2014.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/147526/visualizar/