Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 23 de Dezembro de 2009 às 00:29

    Imprimir


Governador Blairo Maggi, que vai renunciar o cargo, está à frente na corrida para o Senado, seguido do ex-senador Antero Paes de Barros

Pesquisa Vox Populi/Diário mostra o governador Blairo Maggi (PR) liderando a corrida para o Senado em Mato Grosso. Na modalidade estimulada, o levantamento revela que se a eleição fosse hoje o governador seria eleito com folga, somando 47% do primeiro voto e 16% do segundo. Na pesquisa estimulada, o eleitor é apresentado a um cartão com os nomes dos postulantes.

Como acontece a cada oito anos, a eleição para o Senado em 2010 vai eleger dois representantes, com o eleitor tendo a possibilidade de escolher dois nomes.

Na segunda colocação aparece o ex-senador Antero Paes de Barros (PDB), lembrado por 12% dos eleitores na primeira opção de voto e por 24% na segunda.

A senadora Serys Slhessarenko (PT) surge em terceiro lugar, com 10% das intenções no primeiro voto e 22% no segundo. Seu correligionário, o deputado federal Carlos Abicalil, tem 9% e 21%. O procurador Pedro Taques, que não tem filiação partidária, é lembrado por 2% e 6%, respectivamente. Em razão do cargo que ocupa, Taques pode se filiar a menos de um ano das eleições. O senador Gilberto Goellner (DEM) tem apenas 1% e 1%. O juiz Julier Sebastião da Silva, que também não tem filiação, aparece com 0% na primeira menção e 4% na segunda.

O total de eleitores que disseram votar em branco, em ninguém ou nulo chega a 4%, tanto na primeira quanto na segunda opção.

A pesquisa quantitativa foi realizada entre os dias 9 e 13 de dezembro, ouvindo mil eleitores em 40 municípios de todos os tamanhos, alguns deles sorteados aleatoriamente. Em Cuiabá foram 400 entrevistas. A margem de erro é de 3.1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, o governador também mantém a dianteira. Nesta modalidade, o Vox Populi fez a seguinte pergunta: “se a eleição para senador por Mato Grosso fosse hoje, como você poderia votar em dois candidatos, em quem seria seu primeiro voto?”.

Neste caso, Maggi aparece com 15% das intenções, seguido de Serys Slhessarenko (3%), Carlos Abicalil (2%), Antero Paes de Barros (2%), Jayme Campos (1% e Júlio Campos (1%).

O instituto repetiu a pergunta questionando qual seria a segunda opção do eleitor. Neste caso, Carlos Abicalil estaria na frente com 21%. Atrás viriam Serys (18%), Blairo Maggi (17%), Antero (16%), Pedro Taques (8%), Jayme Campos (3%), José Riva (3%) e Júlio Campos (1%).





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/147897/visualizar/