Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 22 de Dezembro de 2009 às 18:48
Por: Márcio Falcão

    Imprimir


Com a decisão do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, de deixar a corrida presidencial, a cúpula do PSDB decidiu centrar esforços nas próximas semanas para resolver pendências regionais. A ideia é fortalecer possíveis palanques para a candidatura virtual do governador de São Paulo, José Serra.

O comando do partido identificou que as principais dificuldades estão nos diretórios do Rio de Janeiro e do Ceará. Com a candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) na rua, os tucanos perderam a chance de se aliar com o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que vai buscar uma vaga ao Senado e lutar para alavancar a campanha da correligionária.

Sem Gabeira, os tucanos estão divididos entre defender uma candidatura própria, que poderia lançar os deputados Otávio Leite, Andreia Zito e Marcelo Itagiba, ou apoiar o ex-prefeito César Maia (DEM).

No Ceará, o problema é convencer o senador Tasso Jereissati a concorrer ao governo do Estado. O tucano já avisou ao comando do partido que não tem interesse na vaga.

Segundo o secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), apesar de trabalhar essas questões locais, a política de alianças do partido só será definida no ano que vem. "Estamos trabalhando essas dificuldades regionais para facilitar a candidatura nacional. Agora, a definição de alianças vai depender do aval do candidato", disse o tucano, que é ligado politicamente a Aécio.

Para a cúpula do PSDB, outros diretórios regionais que poderiam representar problemas para o palanque tucano já sinalizam que podem chegar a um entendimento. No Paraná, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o senador Álvaro Dias anunciaram que estão perto de fechar um acordo.

No Pará, ficou definido que o candidato será o ex-governador Simão Jatene. Para o líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), a saída de Aécio abriu espaço para o partido ampliar e consolidar alianças para a corrida eleitoral.

"Foi uma decisão madura que o governador [Aécio] tomou, contribuindo para a solução da candidatura do PSDB, deixando a cargo do partido conduzir as articulações. Na mensagem que encaminhou ao partido, o governador diz que é importante buscar alianças. Ele diz isso não apenas para ele, mas para o partido. Com os dois pré-candidatos, isso não poderia se processar na busca de novos aliados", afirmou.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/147913/visualizar/