Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 21 de Dezembro de 2009 às 18:58

    Imprimir


Campeão de todos os torneios que disputou com o Barcelona em 2009, o meia-atacante Lionel Messi, 22, comprovou o favoritismo e foi anunciado como o vencedor da eleição da Fifa de melhor jogador do mundo de 2009, na festa de gala realizada nesta segunda-feira em Zurique (Suíça).

Messi foi eleito com 1.073 pontos, contra 352 do português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que ficou na segunda colocação. O meia-atacante brasileiro Kaká, que também atua no Real, ficou em quarto, atrás de Xavi e logo à frente de Andrés Iniesta, ambos do Barcelona.

Com a conquista, o meia-atacante natural de Rosario, que construiu toda sua carreira como atleta profissional na Espanha, tornou-se o primeiro argentino a ser eleito o melhor do mundo pela Fifa.

Diego Maradona, o grande nome da história do futebol da Argentina, viveu o auge da carreira antes de a entidade criar o prêmio, que existe desde 1991.

"É uma grande honra receber esse prêmio, porque foi dado por companheiros de outras seleções. Foi um ano magnífico para o Barcelona, para os meus companheiros a para mim", disse Messi.

Esta é a terceira vez consecutiva que Messi é indicado na eleição feita por meio de voto direto de técnicos e capitães de todas as seleções nacionais filiadas à Fifa. Nos dois últimos anos, ele acabou na segunda colocação.

O salto do argentino para o topo do mundo acontece em um ano em que o Barcelona, único clube que defendeu como profissional, ganhou tudo que era possível.

Desde janeiro, o clube catalão já levantou seis troféus, incluindo os da Copa dos Campeões da Europa e do Campeonato Espanhol. O último deles, o do Mundial de clubes, foi conquistado graças a um gol de peito de Messi, que selou a vitória por 2 a 1 na prorrogação sobre o Estudiantes, no sábado.

Messi acabou eleito o melhor jogador do Mundial. Ele já havia conquistado prêmio semelhante da Copa dos Campeões e a Bola de Ouro-2009, concedida pela revista "France Football" ao melhor do planeta.

Pelo quinto ano consecutivo a Bola de Ouro e o prêmio da Fifa, os dois principais na escolha de melhor do mundo, consagram o mesmo jogador. A última discordância registrada foi em 2004, quando a revista premiou o ucraniano Andriy Shevchenko e a entidade que controla o futebol homenageou o brasileiro Ronaldinho.

Veja a lista de todos os vencedores do prêmio da Fifa

2009 - Messi (Argentina)

2008 - Cristiano Ronaldo (Portugal)

2007 - Kaká (Brasil)

2006 - Cannavaro (Itália)

2005 - Ronaldinho (Brasil)

2004 - Ronaldinho (Brasil)

2003 - Zidane (França)

2002 - Ronaldo (Brasil)

2001 - Luis Figo (Portugal)

2000 - Zidane (França)

1999 - Rivaldo (Brasil)

1998 - Zidane (França)

1997 - Ronaldo (Brasil)

1996 - Ronaldo (Brasil)

1995 - Weah (Libéria)

1994 - Romário (Brasil)

1993 - Roberto Baggio (Itália)

1992 - Van Basten (Holanda)

1991 - Matthäus (Alemanha)





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148030/visualizar/