Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 21 de Dezembro de 2009 às 02:30
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


Deputado federal diz que se trata apenas de uma possibilidade no atual cenário político e que ainda não tem convite oficial do PMDB

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) admitiu ontem pela manhã que existe a possibilidade de ser candidato a vice-governador do Estado, tendo à frente da chapa Silval Barbosa (PMDB). Contudo, Valtenir ressalta que essa é apenas uma possibilidade dentro do tabuleiro político e que o cenário ainda está indefinido.

Apesar do presidente regional do PMDB, deputado Carlos Bezerra, ter afirmado que Valtenir Pereira é um nome com chance de ser vice de Silval, o deputado afirma que não existe nenhum convite formal. “Não existe nenhum convite formal, são apenas especulações. Mas qualquer militante político se sente feliz ao ter o nome alçado a cargo tão importante como o de vice-governador do Estado. É sinal de que meu trabalho está sendo reconhecido”, disse o deputado.

A concretização dessa possibilidade derrubaria a chamada 3ª via, formado por oito partidos (PDT, PPS, PV, PCdoB, PRTB, PSC, PMN e PRB) e que tem o empresário Mauro Mendes (PSB) como candidato a governador, apesar dele não admitir publicamente. As siglas têm feito diversos encontros pelo interior do Estado, tendo sempre o nome de Mendes conclamado a candidato ao Palácio Paiaguás. Todavia, Valtenir tem conhecimento da dificuldade de uma reeleição com os chamados partidos emergentes.

A possibilidade do PSB continuar na mesma chapa do vice-governador Silval Barbosa certamente não agradaria aos líderes do PPS e o do PDT, os deputados estaduais Percival Muniz e Otaviano Pivetta, respectivamente. Percival é tido com um dos principais articuladores da saída de Mendes do PR, visando ao fortalecimento de uma chapa independente ao governo. Ele e Pivetta, inclusive, são postos como os possíveis candidatos a vice-governador no grupo.

A saída de Mendes do PR provocou uma reviravolta no tabuleiro político. O empresário foi tachado de traidor, já que foi candidato a prefeito de Cuiabá com apoio irrestrito do PR e do governador. Mesmo tendo perdido a eleição, o empresário saiu fortalecido, já que conseguiu chegar ao segundo turno e teve o nome reconhecido por grande parte da população.

Com inesperada mudança de partido, o PR, prevendo concorrência forte, pressionou o governador Blairo Maggi a ser candidato ao Senado, já que a figura do governador fortalece o palanque político. Blairo já havia declarado que não concorreria a cargo eletivo nas próximas eleições.

Informações dão conta de que o “clima” entre Valternir e Mendes não era dos melhores. Porém, o parlamentar federal nega qualquer desentendimento com o empresário. A celeuma teria sido provocada por questões de interferência de líderes de outros partidos na condução da possível candidatura de Mauro Mendes ao governo do Estado.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148109/visualizar/