Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 14 de Dezembro de 2009 às 23:35
Por: Thays Prado

    Imprimir


O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, está em Copenhague para defender que o mecanismo de REDD entre para o texto final do acordo que deve sair da COP15. Ele considera que seu estado é um dos mais preparados para receber o os recursos provenientes desse tipo de incentivo à preservação florestal.

Blairo já foi nacionalmente criticado pelas altas taxas de desmatamento no Mato Grasso e teve desentendimentos públicos com o ministro Carlos Minc, do Ministério do Meio Ambiente, no que se referia à proteção de florestas. Hoje, a imagem pública do governador é outra (veja o que ele diz sobre isso no vídeo abaixo) . Há quem diga que ele viu na sustentabilidade mais uma forma de atrair recursos financeiros. Seja qual for o motivo, seu trabalho tem sido elogiado.

Ele contou que o desflorestamento matogrossense caiu de 2 mil Km² em 2005 para mil km² atualmente. O valor ainda é alto, mas a redução precisa ser considerada. “Agricultores e pecuaristas vêm fazendo uma conta simples do custo de oportunidade de preservar a floresta”, diz. “Temos a expectativa de que a floresta em pé valerá mais”.

De acordo com ele, Mato Grosso é o maior produtor de soja e algodão e o segundo maior produtor de milho do país e utiliza apenas 8% de seu território para a agricultura e mais 25% para a pecuária.

Ele reforça que a área de conservação do estado é de 64% e que o mecanismo de REDD seria uma maneira de incentivar que os agricultores que podem desmatar os 20% de suas terras, permitidos pela legislação brasileira, não o façam. Blairo diz que áreas indígenas e unidades de conservação também seriam beneficiadas com os recursos.

Sua intenção é deixar pronta, antes de sua saída do governo em abril do ano que vem, uma legislação subnacional que dê condições para que o REDD possa funcionar.

Veja o vídeo no endereço http://www.youtube.com/watch?v=Sk96X3Kqe4I&feature=player_embedded#

Originalmente publicada np blog Direto de Copenhague de Thays Prado. Acesse http://origin.planetasustentavel.abril.com.br/blog/diretodecopenhague/





Fonte: Planeta Sustentável em Copenhague

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148574/visualizar/