Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 14 de Dezembro de 2009 às 20:43

    Imprimir


A Nasa (agência espacial norte-americana) colocou em órbita com sucesso o satélite Wise ("Explorador para Pesquisa com Infravermelho em Campo Amplo", em tradução livre da sigla) às 12h09 do horário de Brasília, partindo da base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, EUA.

O foguete Delta 2, que lançou o satélite, passou pelo oceano Pacífico e depositou o Wise em órbita polar a 525 quilômetros acima da Terra, com o objetivo de entrar em órbita e mapear o céu com raios infravermelhos.

"Os sistemas indicam que está tudo ok, e estamos no caminho de ver o céu em infravermelho melhor do que nunca antes", disse William Irace, o gerente de projeto da missão.

Engenheiros obtiveram um sinal da nave pelo Sistema de Rastreamento e Retransmissão de Dados de Satélites da Nasa 10 segundos depois que a nave se separou do foguete.

Três minutos depois, a Wise se reorientou com seus painéis solares em direção ao Sol para gerar sua própria energia.

"A Wise precisa ser mais fria que os objetos que está observando", disse Ned Wright, principal pesquisador da missão. Por isso, ainda 17 minutos depois, abriram válvulas no criostato, uma câmara de hidrogênio super-gelado no satélite. Deste modo, seus detectores mais frios chegam a 230 ºC negativos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148588/visualizar/