Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 12 de Dezembro de 2009 às 07:39

    Imprimir


Na cúpula do clima em Copenhague, a União Europeia pediu que as grandes economias emergentes, entre elas o Brasil, contribuam com um futuro fundo financeiro para combater a mudança climática, relatam os enviados especiais Luciana Coelho e Claudio Angelo.

"[O Brasil] teria de contribuir um pouco", afirmou o principal negociador da UE, Artur Runge-Metzger "Quanto mais rico o país, mais dinheiro ele deve pingar no fundo." O Brasil é a oitava economia do mundo, com um PIB de US$ 1,4 trilhão.

Pouco antes de falar à Folha, Metzger havia defendido a entrada dos grandes países emergentes num fundo global para o qual os países contribuiriam de acordo com seu PIB.

A ideia foi colocada pela primeira vez pelo México e depois apoiada por Noruega, Reino Unido e Austrália em uma proposta no início desta semana.

Doação

Na última sexta-feira (11) líderes da UE decidiram, em uma cúpula em Bruxelas, oferecer uma ajuda de 7,2 bilhões de euros (US$ 10,6 bilhões) entre 2010-2012 para que os países pobres combatam os efeitos da mudança climática.

O total supera a meta que havia sido fixada antes pelos 27 países, de 6 bilhões de euros em três anos, como parte de um plano mundial para ajudar de forma imediata os países pobres a enfrentar o aquecimento planetário.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148717/visualizar/