Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 11 de Dezembro de 2009 às 06:01
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Cada vez mais confiante na chance de vencer a disputa ao governo nas Eleições 2010, o governador interino Silval Barbosa (PMDB) disse ontem que “os adversários estão capengando”. O discurso foi dirigido diretamente para o prefeito Wilson Santos (PSDB) e o empresário Mauro Mendes (PSB), que para Silval vivem uma situação no mínimo conflituosa.

Silval avaliou as conjunturas políticas na manhã de ontem, após participar da solenidade de lançamento do projeto “Aposentadoria em 15 minutos”, realizada no Palácio Paiaguás. Ele ocupa o governo desde ontem com a viagem do governador Blairo Maggi para Copenhague, na Dinamarca, onde participa da conferência mundial sobre mudanças climáticas.

Para Silval, Wilson Santos, eventual candidato do PSDB, atravessa uma situação delicada já que para se dedicar ao projeto de governo terá que se desincompatibilizar do Executivo municipal. Essa decisão poderá gerar ao gestor o infortúnio de ter que conviver com a cobrança da população cuiabana por promessas não concluídas – caso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Soma-se a esse quadro a crise no setor da saúde e ainda o discurso feito pelo prefeito durante a campanha municipal de 2008 de que se reeleito não disputaria o governo.

Em relação a Mauro Mendes, Silval destacou que apesar da postura do empresário de pré-candidato, em particular a posição seria outra. “Ele tem postura de candidato mas para mim ele (Mauro) disse que não é”, comentou o governador em exercício. O candidato do PMDB demonstrou ainda otimismo sobre a possibilidade de conseguir unir os partidos da base aliada, incluindo sempre em suas projeções o DEM.

Com uma pré-campanha embalada pelo aval do governador Blairo Maggi (PR), Silval vem assegurando reforço para os planos de conquistar o comando do Palácio Paiaguás. O projeto terá ainda mais suporte com a sua posse no governo em definitivo, prevista para abril de 2010, com a desincompatibilização de Maggi para disputar o Senado.

Ele assumiu na quinta-feira pela quarta vez neste ano a responsabilidade de administrar Mato Grosso. Em pesquisas recentes o nome de Silval só perde para o prefeito Wilson Santos. Porém, os estudos também apontam seu crescimento eleitoral principalmente junto aos municípios da Baixada Cuiabana. Ciente de que precisa alavancar seu nome ainda mais para assegurar o apoio das legendas aliadas, Silval tem dado ainda mais ênfase a sua atuação em municípios como Cuiabá e Várzea Grande – os dois maiores colégios eleitorais de Mato Grosso.

Na avaliação dele, o cenário das composições ainda está indefinido. No entanto, ele confia que no próximo ano suas chances de formar um grande bloco serão maiores. Uma das estratégias do núcleo formado pelo PMDB, PR e PT é tentar assegurar a participação na aliança de siglas como o PP e o DEM.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148809/visualizar/