Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Dezembro de 2009 às 16:51
Por: Thaiza Araújo

    Imprimir


O Governo do Estado de Mato Grosso lançou nessa quinta-feira (10.12), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o projeto “Aposentadoria em 15 minutos”, que começa a atender os servidores públicos estaduais, tanto civis quanto militares que requisitarem aposentadoria. Com esse sistema, Mato Grosso sai na frente e faz história no país ao ser o primeiro Estado a instalar a aposentadoria em 15 minutos. O primeiro servidor a receber o benefício foi o professor, Valdir Miguel da Silva, de Barra do Garças. “O sistema digitalizado é um trabalho que veio para valorizar cada vez mais os servidores públicos do Estado”, afirmou Silva.

Além disso, o servidor não precisa mais esperar muito tempo para se aposentar. “Com isso, você não tem uma ansiedade de ficar esperando aquele monte de papel que vai e vem. Com o projeto você pode dar a entrada e já sair com a aposentadoria na mão”, disse Valdir Silva. De acordo com o governador em exercício, Silval Barbosa, a “Aposentadoria em 15 minutos” é um salto de qualidade e modernização. “Estamos inaugurando o maior programa de implantação do Brasil fazendo a diferença da gestão com eficiência, transparência e rapidez, buscando o bem-estar da sociedade”, destacou.

Barbosa pontuou que o sistema é um projeto vitorioso tanto é que na demonstração da inauguração da "Aposentadoria em 15 minutos", o senhor Silva foi aposentado em oito minutos e sete segundos. “Observamos que o sistema foi bem mais rápido que 15 minutos sendo um avanço do governo na agilização em todas as pastas”, enfatizou. Ele disse ainda que “todos os servidores estão digitalizados e em breve pretendemos implantar o serviço tudo online em que com um computador o servidor terá acesso dentro de casa e só irá a Secretaria de Estado de Administração (SAD) para assinar o termo de aposentadoria”, esclareceu.

O servidor público que deseja se aposentar deverá ligar para o Disque-Servidor (0800 647 3633) e agendar o atendimento. “O agendamento é para dar comodidade aos servidores públicos em modo geral, e já os servidores do interior do Estado podem se programar para ir a SAD e se aposentar”, explicou o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr.

Segundo De Vitto, o importante da “Aposentadoria em 15 minutos” é dar dignidade ao servidor em fim de carreira. “O sistema foi realizado para o servidor público que tanto se dedica ao serviço prestado ao Estado e merece ter uma saída com respeito”, afirmou o secretário referindo-se à aposentadoria que até 2002 demorava três anos para finalizar os processos. O vice-presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios (Conaprev), Demétrius Hintz, presente no evento demonstrou interesse pelo sistema. “Vamos sair com essa visão que é possível fazer uma aposentadoria em 15 minutos e assim tentar implantar em todos os Estados”, frisou.

Hintz disse que “o Estado de Mato Grosso superou todo mundo com essa aposentadoria em 15 minutos e fez um investimento no momento certo com tecnologia e agora estamos vendo eles colhendo o fruto”, afirmou. Estiveram presentes no lançamento da “Aposentadoria em 15 minutos”, os secretários: em exercício da Casa Civil, Francisco de Assis da Silva Lopes; de planejamento e coordenação, Arnaldo Alves; adjunto de gestão de pessoas da SAD, Bruno Martins; adjunto de Administração da SAD, Paulo Roberto da Silva; o ouvidor Geral do Estado, Antonio Kato; o presidente da MT Saúde, Augusto Amaral; o chefe de gabinete do governo, José Márcio Guedes; presidente do Cepromat, Luiz Fernando Caldart; o presidente da Fiemt, Jadir Milan; e servidores públicos estaduais.

PROJETO SERÁ APRESENTADO NA ESPANHA

O projeto “Aposentadoria em 15 minutos” irá representar o Brasil em visita técnica à Espanha, em março de 2010, por meio do Ministério do Planejamento. A escolha foi feita pelos participantes do II Seminário Nacional de Ações Compartilhadas – Pnage/Promoex, em Curitiba (PR).





Fonte: Redação/ Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148840/visualizar/