"New York Times" e "Washington Post" se aliam a Google em novo projeto
O Google formou uma aliança com os jornais "The New York Times" e "The Washington Post" para lançar um novo serviço com o objetivo de facilitar o acompanhamento de notícias.
O novo projeto, chamado Living Stories (Histórias Vivas), acaba de estrear na seção experimental de laboratórios do Google, cujo endereço é www.livingstories.googlelabs.com.
O serviço agrupa as histórias por temas, como o da reforma do sistema de saúde em andamento nos Estados Unidos, a guerra no Afeganistão ou o aquecimento global.
O Google informou que não planeja pagar os jornais por seu conteúdo e que não prevê, por enquanto, vender espaço publicitário na página experimental.
A atitude "amistosa" do "New York Times" e do "Washington Post" com o Google contrasta com a de outros jornais como o "Wall Street Journal".
Rupert Murdoch, presidente do grupo editorial News Corp, proprietário do "WSJ", é um dos principais críticos da ferramenta de busca, acusada por ele de beneficiar-se do trabalho de outros.
O magnata ameaçou, inclusive, proibir o Google de utilizar as histórias da News Corp, incluindo as do "Wall Street Journal".
O "New York Times", pelo contrário, vê o Google como um aliado, segundo Martin Nisenholtz, responsável pelo setor de Operações na Internet do jornal, que disse na terça-feira, durante uma conferência em Nova York, que o diário tem uma relação "muito bem-sucedida" com a ferramenta de busca.
Comentários