Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 08 de Dezembro de 2009 às 16:16
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


O projeto Parceria Rural Agricultura, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), já capacitou, desde 2003, 6.826 pessoas de 70 municípios de Mato Grosso no curso de operação de máquinas e implementos agrícolas. Somente em 2007, foram 817 trabalhadores do campo capacitados.

No encerramento das atividades do ano, o último curso foi na cidade de Pedra Preta e a superintendente de Qualificação Profissional da Setecs, Rosamaria Carvalho, fez um balanço dos resultados alcançados pelo programa ao longo desses sete anos.

“Todos os anos contemplamos uma média de mil trabalhadores. Este ano fechamos os trabalhos cumprindo nossas metas. O Parceria Rural existe desde 2003 e foi o primeiro projeto da Setecs, em parceria com as empresas multinacionais fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. Desde então, estes empresários colaboram conosco, com esse esforço de inclusão social, inclusive nesses anos difíceis, de crise econômica global”, afirmou a superintendente.

Sobre o alcance do projeto este ano, Rosamaria aponta que o diferencial foi o alto índice de empregabilidade registrado, bem superior aos anos anteriores. “O motivo desse aumento é porque os cursos foram em cidades pequenas, capazes de absorver a mão-de-obra. Em Poxoreo, por exemplo, quase todo mundo que participou da capacitação esta trabalhando”, assegurou.

A carga horária do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas é de 108 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas. Durante 15 dias, os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre preparo e gradeamento do solo, uso correto dos tratores e colhedeiras, saúde e segurança no trabalho, noções de ética e cidadania e relacionamento interpessoal, instruções de técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

REPERCUSSÃO NACIONAL

O projeto Parceria Rural Agricultura ganhou repercussão nacional e vai ser exibido pela TV Case IH e também será veiculado na Revista Case IH. A equipe de reportagem da multinacional fabricante de máquinas agrícolas acompanhou o curso de Pedra Preta, em novembro, levantando dados para o material.

“Essa produção jornalística vai auxiliar a projetar Mato Grosso ainda mais no cenário agrícola nacional. E nos deixa felizes por perceber que empresas desse porte vêem com bons olhos nosso trabalho, percebem a nossa seriedade de propósitos a ponto de querer divulgar o trabalho em conjunto”, destacou a secretária da Setecs, Terezinha Maggi.

A revista da Case, uma publicação trimestral de circulação nacional, começa a ser distribuída em dezembro e chega até a toda rede de concessionárias da Case, aos clientes, colaboradores e parceiros. Já o programa de TV tem duração de 20 minutos e começa a ser exibido para todas a redes de concessionárias e funcionários da marca ainda este mês.

“Sabemos da importância da qualificação de mão-de-obra para o setor agrícola, em especial para Mato Grosso, um dos maiores produtores do país, por isso investimos num projeto como este”, afirmou Dirceu Jacó Duranti, gerente da Case em Cuiabá.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149060/visualizar/