Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 08 de Dezembro de 2009 às 16:09
Por: Danielle Tavares/Denise Nieder

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) formalizaram acordo de cooperação nº 01/2009, com o objetivo de promover a cooperação técnica, científica e educacional, que possibilitará o desenvolvimento de projetos, programas de ensino, pesquisa, extensão, ciência e tecnologia para a agricultura e pecuária. A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada nessa segunda-feira (07.12), na Seder, em Cuiabá.

Inicialmente, cerca de 300 acadêmicos do curso de Agronomia da Unemat em Cáceres vão realizar atividades de ensino e pesquisa no campo experimental da Empaer. Além de atividades de ensino, o acordo prevê a execução de palestras, seminários, congressos e outros meios que permitam a capacitação e difusão científica. A cooperação é ampla e tem vigência inicial de 20 anos, podendo ser prorrogada.

O secretário-adjunto de Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva, ressaltou a orientação do secretário da pasta Neldo Egon sobre a importância da parceria para gerar tecnologia e transferir conhecimento. “A utilização dos espaços da universidade estadual pode ser ampliada para os outros 10 campi da Unemat. Esse é o marco inicial para a pesquisa científica com resultados para o Estado”, pontuou.

O deputado federal Homero Pereira afirmou que sempre esteve atento a esse importante avanço para potencializar o trabalho de pesquisa entre todos os órgãos envolvidos do Estado com a utilização comum dos espaços. “Vamos promover através de emendas parlamentares e convênios com o Ministério da Educação e outros, um melhor atendimento aos universitários, professores, aos assentamentos e os agricultores familiares, que dependem dos serviços oferecidos por essas instituições”, afirmou.

A parceira também possibilitará a soma de esforços para concorrer aos editais de agências de fomento federais. “A importância de se buscar essas parcerias está no fato de que o pequeno agricultor, é aquele homem de mãos calejadas que põe a comida na mesa da população e agora transferirmos essas tecnologias, fruto de instituições do Estado capacitadas e empenhadas desde o estudo, a pesquisa até a extensão, para esses produtores. É nosso dever e uma questão de honra para todos nós” ressaltou o presidente da empaer, Leôncio Pinheiro.

No próximo sábado (12.12) uma proposta de ampliação da parceria será apresentada aos coordenadores de campus da Unemat, onde é ofertado curso de Ciências Agrárias. Além de Cáceres, Alta Floresta, Nova Xavantina, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda mantêm curso superior na área. “Este é um projeto piloto, mas a meta é estender para todos os campi da Unemat. A Universidade realiza pesquisas relevantes em diferentes áreas, atendendo a demandas específicas de cada região do Estado”, afirmou o coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva.

Também participaram da assinatura do acordo a chefe do departamento de Agronomia da Unemat Zulema Netto Figueiredo; o professor de agronomia, Severino de Paiva Sobrinho; o superintendente de Políticas Especiais da Seder, Luiz Carlos Alécio, o diretor de Pesquisa da Empaer, Norival Tiago Cabral, e o prefeito de Paranatinga, Vilson Pires.

Colaborou Cristiane Celina da Empaer.





Fonte: Assessorias da Unemat e Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário