Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 08 de Dezembro de 2009 às 16:07
Por: Diana Brito

    Imprimir


O presidente do STF (SUpremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira que a impunidade motiva ações ilegais na política e no futebol. Mendes se referiu ao caso do mensalão do DEM, que envolve o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM) e seus aliados, e as agressões na última rodada do Campeonato Brasileiro, em Curitiba.

"Sem dúvida nenhuma, esse [a impunidade] é um dos fatores [que motiva ações ilegais]. No quadro político tem havido punição, abertura de processos, reação e mudanças no sistema. Nós estamos em um processo democrático que recomeçou há 21 anos, com a Constituição de 1988. Mas sem dúvida nenhuma nós temos que discutir isso e apertar os critérios contra a impunidade. A Justiça deve ser severa", afirmou Mendes, no Rio de Janeiro.

O ministro participou hoje de cerimônia de assinatura do programa Começar de Novo, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) --que visa inserir ex-presidiários no mercado de trabalho-- e o Clube dos 13.

Para o presidente do STF, o financiamento público de campanhas eleitorais é uma das alternativas que os políticos devem discutir para evitar a corrupção.

"Eu mesmo estou convencido da necessidade de que nós introduzamos outras modificações, por exemplo, podemos discutir o financiamento público de campanha que torna totalmente legal o dinheiro particular nesse modelo", afirmou o ministro.

Mendes também relembrou que só neste ano dois governadores foram cassados por abuso no processo eleitoral: Jackson Lago (PDT), do Maranhão, e Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba. "Isso não é pouco. Isso tem algum significado. É preciso discutir isso", disse.

Após traçar um paralelo entre política e futebol, o ministro classificou como "lamentável" as cenas de agressão após o fim da partida entre Fluminense e Coritiba, no estádio Couto Pereira, no domingo, em Curitiba.

"Isso merece o repúdio de toda a comunidade nacional. Tem que haver medidas sérias tanto no campo desportivo como no campo judicial. Espero que a polícia, em Curitiba, que o Ministério Público e que a Justiça hajam com o devido rigor", disse.

Sobre o mensalão do DEM, Mendes disse que não tem dados para comentar o assunto. Mas pelos fatos que foram revelados, o ministro disse que o caso é "extremamente grave" e merece investigação adequada da Justiça, e as instâncias políticas também têm que dar as respostas adequadas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149062/visualizar/