Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 04 de Dezembro de 2009 às 14:49

    Imprimir


O escândalo do chamado 'mensalão do DEM' no Distrito Federal pode fazer com que o Democratas perca ainda mais espaço no cenário nacional a partir das eleições de 2010, transformando a agremiação em um partido médio ou até pequeno.

Quem opina é David Fleischer, cientista político e professor emérito da Universidade de Brasília.

Para ele, as denúncias contra o governador José Roberto Arruda tendem a desarmar o discurso "moralista" que o Democratas adotou nos últimos anos contra o governo Lula e o PT.

Isto pode contribuir para que o partido, que na análise do professor vem diminuindo desde 2002, perca mais espaço no Congresso e nos Estados.

"Os democratas estão em uma saia muito justa, porque estão ameaçados de virar um partido médio para pequeno, talvez com 30 a 25 deputados", diz Fleischer, para quem a bancada no Senado do DEM também pode diminuir, já que os mandatos de muitos senadores terminam no ano que vem.

O professor diz que na tentativa evitar este "destino", o DEM deve expulsar Arruda do partido na reunião da próxima quinta-feira, para mostrar que "corta na carne".

"O que os democratas querem é se diferenciar do PT de 2005, mostrando que cortam na carne, o que o PT não fez (com os acusados do mensalão)".

De qualquer forma, Fleischer diz que o escândalo deve aparecer de um jeito ou de outro nas eleições de 2010.

"A comparação entre os apagões já estava pintando para as eleições de 2010, agora, na comparação entre os mensalões, o placar está 2 a 1, com dois para a oposição (do Dem e do PSDB) e um para o governo".





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149398/visualizar/