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Sexta - 04 de Dezembro de 2009 às 13:01

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A empresa de telefonia OI (ex-Brasil Telecom), que alardeia em sua publicidade ser prática, tem frustrado muitos de seus clientes quanto ao atendimento e à resolução de problemas técnicos. Demora e se mostra, às vezes, impotente para resolver falhas. Nesta quinta, por exemplo, quase todo os municípios mato-grossenses ficaram sem o serviço de internet entre 19h e 20h30. Há cerca de 15 dias, o rompimento de fibras óticas em Mato Grosso do Sul, trouxe o mesmo transtorno aos milhares de clientes Brasil afora. Como já não detém mais o monopólio do setor, a Oi está assistindo, a contragosto, o adeus de clientes. Eles estão buscando outras alternativas. Não é à-toa que empresas concorrentes, como GVT, Claro e Tim, vêm conquistando mercado no Estado.

Questionada sobre o que teria ocorrido para a internet ter caído, sem que qualquer explicação fosse dada por telefone pelos atendentes de plantão, a empresa "enrolou" e não apresentou resposta. Foram 40 minutos de tentativa nesta sexta de uma explicação. Um atendendo on line no site da Oi, ao ser perguntado sobre como contatar a assessoria ou para saber o que, de fato, ocorreu com interrupção do serviço de internet, disse apenas que não estava autorizado a fornecer esse tipo de informação. "Só estou autorizado a informar somente sobre produtos e serviços do provedor OI Internet" e sugeriu que ligasse para os números 10314 ou 10331. Nestes dois, a informação foi de que deveria procurar o 102 que, por sua vez, transferiu o "pepino" de novo para o 10314. Neste, a atendente disse que não podia dar essa informação porque só estava ali para vender e não sabia dizer o porquê do mau funcionamento da internet no dia anterior.

O gerente em Mato Grosso da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), José Praxedes Pereira da Silva, informou que não tem obrigação de informar ao usuário sobre problemas ocorridos com cada empresa de telefonia. Orientou que os clientes reclamem sobre as empresas pelo 133 da Anatel ou pelo site se, após terem reclamado junto a elas, os problemas não forem resolvidos num prazo de 5 dias ou ficarem insatisfeitas com a resposta obtida. Nesses casos, o cliente deve fazer a reclamação na Anatel com os protocolos de atendimento da empresa em mãos quando solicitados.

“Nesse caso abrimos um novo prazo para a empresa apresentar a solução. No caso de termos um grande número de reclamações sobre o mesmo problema, abrimos um processo administrativo para a empresa se adequar e cumprir as normas a que se comprometeu no contrato de concessão. Se isso não acontece, a Anatel toma as devidas providências”, salientou Praxedes. Há também a opção de reclamar junto ao Procon/MT pelo telefone 151. Não é à-toa que a OI é campeã em reclamações de consumidores, conforme ranking divulgado esta semana pelo Ministério da Justiça.





Fonte: RD News

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