Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 03 de Dezembro de 2009 às 15:27
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O presidente regional do PSB, deputado Valtenir Pereira, e o empresário Mauro Mendes, pré-candidato do partido à sucessão estadual, continuam em rota de colisão. A relação azedou de tal forma que ambos mal estão conversando. A militância se mostra preocupada até com o risco dessa briga comprometer a recepção que o partido prepara para esta sexta, em Cuiabá, ao ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato do próprio PSB ao Planalto.

As divergências são recentes, assim como o tempo de filiação de Mendes. Ex-petista, Valtenir não "engoliu" o que chama de audácia do empresário de articular o ingresso no PSB sem, ao menos, comunicá-lo. Foi o último a saber. Mendes buscou orientação primeiro sobre seu futuro partidário ao ex-secretário de Estado de Infraestrutura, Casa Civil e Educação, Luiz Antonio Pagot (PR), diretor-geral do Dnit, e também dos deputados e presidentes estaduais do PPS e PDT, Percival Muniz e Otaviano Pivetta, respectivamente. Somente na véspera de ingressar no PSB é que o presidente da Federação das Indústrias (Fiemt) fez o comunicado a Valtenir.

De todo modo, ambos não admitem publicamente a relação conflituosa. Mendes busca construir o que classifica de projeto majoritario independente. Seria espécie de terceira via para contrapor as pré-candidaturas ao Paiaguás já colocadas, como do prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB), do vice-governador Silval Barbosa (PMDB) e do senador Jayme Campos (DEM). Por outro lado, Mendes (ex-PR) disse que só será candidato se tiver apoio de Maggi que, por sua vez, está fechado e levou o PR para os braços do peemedebista.

Para não ficar com a pecha de traidor, Maggi não vê outra alternativa senão manter o compromisso político com Silval, que assume o Paiaguás a partir de 4 de abril. O desejo de Mendes, que já recebeu convite para ser candidato a vice e o recusou, seria de se tornar o candidato da turma da botina, ou seja, do grupo ligado ao governador. Essa possibilidade, por enquanto, está descartada. Acontece que Silval aposta na consolidação da candidatura majoritária, principalmente a partir do momento em que assumir a cadeira de chefe do Executivo Estadual, que detém orçamento superior a R$ 7 bilhões numa máquina que empresa quase 100 mil servidores.

No encontro desta sexta, com a presença de Ciro Gomes, o PSB lança o projeto batizado de "Mato Grosso Muito Mais". Será na sede da Fecomércio, a partir das 9h. A tendência é de que venham se juntar ao PSB outras legendas, como PDT, PPS, PC do B, PV, PMN, PRB, PSC e PRTB.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149524/visualizar/