Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 03 de Dezembro de 2009 às 12:53

    Imprimir


Vinte anos depois, os irmãos Jayme e Júlio Campos querem repetir em 2010 uma "dobradinha familiar" nas urnas, assim como fizeram em 1990, quando concorreram e ganharam para governador e senador, respectivamente. Mesmo com mandato de senador até 2014, Jayme não se vê por contente. Quer voltar à cadeira de governador. Já foi prefeito de Várzea Grande três vezes (duas consecutivas). O irmão Júlio desta vez concorrerá a deputado federal. É outro que acumula diversos cargos eletivos, como de prefeito, de governador, de federal e senador e, de quebra, antecipou a aposentadoria de conselheiro do TCE para concorrer a prefeito de Várzea Grande. Foi derrotado.

Jayme e Júlio foram governador e senador, respectivamente, numa época em que Mato Grosso, mesmo pós-divisão territorial, era completamente diferente em todos os aspectos. A maioria da população dependia do serviço público e se via refém dos coronéis políticos, que ditavam as regras explorando o empreguismo e o clientelismo. Numa época em que ninguém nem sonhava com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que veio a ser implantada praticamente na década de 2000 para controlar os gastos públicos, os gestores inchavam a máquina com nomeação de cabos eleitorais na estrutura do governo, que contava com diversos órgãos, empresas e autarquias e que hoje estão extintas, como Lemat, Casemat, Bemat e Ipemat.

Naquele pleito de 90, Jayme conquistou o Paiaguás numa disputa eleitoral contra o economista Agripino Bonilha Filho (PMDB), hoje um dos diretores da recém-criada Agecopa, e contra o petista Luiz Scaloppe, procurador de Justiça do Estado. Júlio garantiu vaga no Senado num embate contra Carlos Bezerra (PMDB), hoje deputado federal.

Os irmãos Campos acompanharam a extinção de seus dois partidos (PDS e PFL) e, mesmo assim, continuam na ativa no Democratas. O discurso e o estilo são os mesmos. Já Mato Grosso é outro, com a economia movida pelo agronegócio, com a tecnologia e com eleitorado mais crítico e consciente.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/149549/visualizar/