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Politica Brasil
Segunda - 30 de Novembro de 2009 às 12:39
Por: Sandra Costa

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Com Sistema Permanente de Avaliação de Desempenho Escolar, Riva pretende criar novos indicativos em busca da qualidade do ensino da rede pública

Estudantes da rede pública de Ensino Fundamental poderão ser submetidos a provas de avaliação antes do encerramento de cada ano letivo. Um projeto de lei, que tramita na Assembleia Legislativa, propõe a criação de um Sistema Permanente de Avaliação de Desempenho Escolar. A proposta, que é de autoria do presidente da Casa de Leis deputado José Riva (PP), busca a melhoria da qualidade do ensino a partir desses novos indicativos.

Segundo o autor, o objetivo é criar uma ferramenta que permita colocar o foco do trabalho educativo na qualidade do ensino e da aprendizagem. “Com isso, vamos possibilitar a consolidação das expectativas de aprendizagem formuladas para cada série da educação básica, de forma a assegurar um sistema de ensino organicamente estruturado”, justifica Riva.

A propositura diz que os resultados das provas serão publicados de modo a permitir o acompanhamento do estágio de aprendizado do aluno pelas autoridades educacionais e pela própria sociedade. A responsável pela elaboração, aplicação e publicação dos resultados será a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). De posse dos resultados, as escolas e os profissionais da Educação envolvidos no processo terão acesso aos resultados para realizarem análise que propicie condições para melhorar o desempenho escolar futuro.

O deputado reafirma ainda que a instituição escolar, nos dias atuais, se apresenta como agência formadora, em que a qualidade da educação oferecida ganha redobrada importância. Para isso se faz necessário reconhecer, quais as efetivas condições presentes em cada escola no desenvolvimento de seu processo de ensino. “Isto implica dispor de instrumentos avaliativos aptos não só a identificar quais as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, como aptos a caracterizar as capacidades pessoais e profissionais dos educadores envolvidos, de forma a produzir indicadores qualitativos que possam subsidiar a formulação das políticas educacionais”, explica Riva.

Riva ainda destaca que o Sistema de Avaliação de Desempenho Escolar para os alunos da Educação Básica do Estado de Mato Grosso especialmente na Rede Estadual de Ensino, articulado às políticas da avaliação básica nacional e internacional, se impõe como um mecanismo de monitoramento do nível de aprendizagem demonstrado pelos alunos das escolas mato-grossenses. Já os resultados desses exames, serão utilizados como indicadores informativos em busca de uma melhor gestão em nível de sistema educacional; do processo de planejamento escolar; da reflexão acerca do trabalho efetivamente desenvolvido em sala de aula; bem como da construção de um projeto pedagógico partilhado e o fortalecimento do próprio trabalho coletivo na escola.

Além disso, o Sistema de avaliação visa combater à repetência, na medida em que permite a identificação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, mapeando os pontos fortes e fracos do desempenho do corpo discente nas disciplinas e séries avaliadas. “Também facilitará a identificação de pontos em que a escola e seu corpo docente apresentam necessidade de apoio técnico para conseguir superar os problemas de ensino detectados”, conclui o presidente.





Fonte: Assessoria/AL

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