Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 27 de Novembro de 2009 às 07:59
Por: Steffanie Scmidt

    Imprimir


MT ocupa segundo lugar no ranking da emissão de gás STEFFANIE SCHMIDT Da Reportagem Dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, Mato Grosso ocupa o segundo lugar no ranking de emissão de gás carbônico para a atmosfera, em função do desmatamento. O estudo é pioneiro e os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O período analisado, 1999 a 2008, mostra que Mato Grosso foi o campeão em devastação da floresta primária, mas por ter pouca biomassa – quantidade, densidade da floresta – em relação aos demais estados, não emitiu mais gás carbônico do que o Pará, outra federação que constantemente aparece como líder do desmatamento.

Por conta de sua biomassa, Mato Grosso contribuiu com 36% das taxas de desmatamento regionais no período de 1999-2008, mas apenas 30% das emissões líquidas no mesmo período, por apresentar valores relativamente mais baixos de biomassa. Já o Amazonas, por exemplo, contribuiu com cerca de 4% das taxas de desmatamento, mas com 5% das emissões, por apresentar maior biomassa média. Somente Mato Grosso, Pará e Rondônia são responsáveis sozinhos por mais de 80% das emissões no período em menos de 10 anos.

Ontem, o boletim Transparência Florestal da Amazônia, da ONG Imazon, apresentou os dados do desmatamento em outubro, quando 194 quilômetros quadrados da floresta foram devastados, 22% deles, sob responsabilidade do Estado, que perdeu apenas para o Pará (45% do desmate no mês).





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150119/visualizar/