Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 25 de Novembro de 2009 às 20:25

    Imprimir


Em meio às críticas de integrantes do governo federal à atuação do TCU (Tribunal de Contas da União), o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse nesta quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva selou a paz com o tribunal durante jantar realizado na noite de ontem. Segundo Temer, houve "pacificação definitiva" na relação entre Lula e o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar.

"É preciso haver esse entendimento, até porque o TCU faz parte do Legislativo. Houve elogios recíprocos, uma pacificação definitiva", disse Temer.

A convite do presidente da Câmara, que atuou como espécie de "bombeiro", o presidente jantou ontem com os ministros do tribunal.

O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) disse que foi um encontro de "aproximação", especialmente diante dos investimentos do governo para a Copa do Mundo e Olimpíadas --que precisam do aval do tribunal.

Lula fez duras críticas à atuação do TCU por considerar que o tribunal paralisou irregularmente obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que são consideradas essenciais pelo governo. As críticas do presidente estão contempladas num anteprojeto de lei, encomendado pelo governo federal, que prevê limitar a atuação do órgão.

Lula responsabiliza o tribunal por supostamente atravancar o crescimento do país ao paralisar obras públicas.

Segundo reportagem da Folha, por este anteprojeto, que é o resultado de um estudo elaborado por uma comissão de advogados nomeados pelo Ministério do Planejamento, o poder do tribunal fica reduzido.

Assim como Lula, ministros e autoridades do governo federal também criticaram a atuação do TCU. O ministro Paulo Bernardo disse que o tribunal está "extrapolando suas funções" e que o órgão "não pode fazer o papel do Executivo". Ele afirmou ainda que o governo não busca limitá-lo, mas regulamentar suas reais atribuições.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150276/visualizar/