Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 24 de Novembro de 2009 às 13:48

    Imprimir


Um levantamento do instituto Datafolha divulgado nesta terça-feira aponta que 11% dos jovens brasileiros costumam presenciar cenas de violência praticada por policiais. A pesquisa foi feita a pedido do Ministério da Justiça e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e serve de base para o "Projeto Juventude e Prevenção da Violência".

O instituto entrevistou 5.182 jovens com idades entre 12 e 29 anos, de ambos os sexos, em 31 cidades, e apontou ainda que 64% dos jovens estão expostos a algum tipo de violência.

A identificação do grau de violência a que os jovens são expostos é a primeira parte do "Projeto Juventude", que prevê ações em 13 Estados brasileiros que inclui desenvolvido de programas de prevenção, organização de seminários de discussão com gestores, e elaboração de cartilhas para atuação em projetos de prevenção.

"A partir dessas informações inéditas, o poder público, em todas as suas instâncias, passa a contar com um poderoso e sólido instrumento de auxílio para a definição de políticas de segurança pública voltadas à preservação dos jovens brasileiros", analisa o presidente do Conselho de Administração do Fórum, Humberto Vianna.

Além de 11% dos jovens presenciar violência policial, a pesquisa aponta ainda que 55% deles já ter viu corpos de vítimas de assassinato, 8% tiveram pessoas próximas vítimas de mortes violentas e 31% dos jovens afirmou que tem facilidade para adquirir arma de fogo.

"Ainda que sejam jovens e, naturalmente, possam cometer algum exagero na entrevista, trata-se de uma quantificação demasiadamente elevada e, óbvio, muito preocupante", afirmou o secretário-geral do Fórum, Renato Sérgio de Lima.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150432/visualizar/