Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 24 de Novembro de 2009 às 12:24

    Imprimir


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha aponta que 55% dos jovens brasileiros --de idades entre 12 e 29 anos-- já viram corpos de pessoas assassinadas. A pesquisa, divulgada nesta terça-feira, faz parte de um levantamento feito a pedido do Ministério da Justiça e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A identificação do grau de violência a que os jovens são expostos é a primeira parte do "Projeto Juventude e Prevenção da Violência" promovido em 13 Estados brasileiros. Nesses locais ainda serão desenvolvidos programas de prevenção, organização de seminários de discussão com gestores, e elaboração de cartilhas para atuação em projetos de prevenção.

"A partir dessas informações inéditas, o poder público, em todas as suas instâncias, passa a contar com um poderoso e sólido instrumento de auxílio para a definição de políticas de segurança pública voltadas à preservação dos jovens brasileiros", analisa o presidente do Conselho de Administração do Fórum, Humberto Vianna.

O instituto Datafolha entrevistou 5.182 jovens com idades entre 12 e 29 anos, de ambos os sexos, em 31 cidades. Além de 55% deles afirmar já ter visto corpos de vítimas de assassinato, 8% destaca que pessoas próximas a eles já foram vítimas de mortes violentas.

Além disso, 31% dos jovens afirmaram que têm facilidade para adquirir arma de fogo e 64% disseram que são expostos a algum risco ou história de violência e costumam ver pessoas (não policiais) portando armas.

Outra pesquisa, feita em parceria com a Fundação Sedae identificou ainda as cidades com maior índice de vulnerabilidade à violência contra jovens no país. São elas: Itabuna (BA), Marabá (PA), Foz do Iguaçu (PR), Camaçari (BA), Governador Valadares (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Teixeira de Freitas (BA), Serra (ES) e Linhares (ES).

Já as cidades que registram o menor índice de vulnerabilidade são: São Carlos (SP), São Caetano do Sul (SP), Franca (SP), Juiz de Fora (MG), Poços de Caldas (MG), Bento Gonçalves (RS), Divinópolis (MG), Bauru (SP), Jaraguá do Sul (SC) e Petrópolis (RJ). Essa pesquisa foi feita em 266 cidades com mais de 100 mil habitantes.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150440/visualizar/