Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 23 de Novembro de 2009 às 08:38

    Imprimir


Ao menos 20 ex-prefeitos já estão em pré-campanha para deputado estadual ou federal, além de outros que exercem cargo no Executivo municipal e se mostram determinados a renunciar ao mandato até 4 de abril para arriscar o futuro político no teste das urnas de 2010. Alguns têm ficha suja. Um dos que estão no páreo é o ex-prefeito de dois mandatos de Sinop Nilson Leitão. Trata-se de uma das principais apostas do PSDB na corrida à Câmara dos Deputados, assim como a já parlamentar Thelma de Oliveira, que busca a reeleição, e o ex-prefeito de Rondonópolis e ex-governador Rogério Salles. Leitão tenta superar o desgaste administrativo e político, já que foi denunciado pelo Ministério Público Federal por envolvimento na máfia das sanguessugas, esquema de fraudes em licitações na área de saúde para aquisição de ambulâncias, e chegou a ser detido por dois dias na Operação Navalha, em 2007, por suposto recebimento de propina num esquema que teria beneficiado a empreiteira Gautama, que executaria obras de saneamento em Sinop.

Outros ex-prefeitos que enfrentam problemas na Justiça e que são pré-candidatos são Ezequiel Ângelo da Fonseca (PP), de Reserva do Cabaçal. Ele presidiu a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e que hoje é adjunto da secretaria de Estado de Educação, e também Valdizete Nogueira, de Jaciara. Ele trocou o PPS pelo PP. O ex-deputado Manoel do Presidente (PP), de Tangará da Serra, também está no páreo, assim como Valter Miotto, ex-gestor de Matupá. Ainda pelo PP concorre em busca de novo mandato o deputado e ex-prefeito de Araputanga, Airton Rondina, o Português.

No PR há três ex-prefeitos que estão de olho em cadeira na Assembleia, sendo eles o já deputado Jota Barreto, de Rondonópolis; Ondanir Bortolini, o Nininho, de Itiquira, e o prefeito de Sapezal, César Maggi, que está mesmo disposto a renunciar ao mandato dentro dos próximos cinco meses para tentar virar deputado estadual. No PMDB entre os virtuais candidatos a estadual estão Antonio Rodrigues da Silva, o Tonho do Menino Velho, de Poxoréu, e Romoaldo Júnior, de Alta Floresta. O deputado José Domingos, que foi prefeito de Sorriso por três mandatos, é um dos nomes do DEM na corrida às eleições de 2010.

PT terá o ex-prefeito de Juína e deputado estadual licenciado Ságuas Moraes como candidato a deputado federal. Hoje ele comanda a pasta da Educação do governo Blairo Maggi. O PPS deve lançar a estadual os ex-prefeitos Oscar Bezerra, de Juara, e Percival Muniz, que já exerce mandato na Assembleia e que comandou Rondonópolis por duas vezes. O deputado e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta pretende concorrer ao pleito, assim como o prefeito cuiabano Wilson Santos, nome do PSDB ao Palácio Paiaguás.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150558/visualizar/