Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 18 de Novembro de 2009 às 07:22
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira contará com o apoio do governo do Estado para pleitear ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recursos para socorrer os municípios.

O governador Blairo Maggi (PR) se encontra com o presidente durante encontro de prefeitos da Amazônia Legal, que será realizado de 25 a 27 deste mês, em Belém (PA). Pedro se reuniu no sábado com o republicano na fazenda Triângulo, na região de Pontes e Lacerda, em evento destinado aos produtores rurais.

O encontro em Belém surge praticamente como a última esperança dos gestores municipais de garantir junto ao governo federal aporte de recursos que poderá salvar os caixas em vermelho das prefeituras. A expectativa é de que ocorra, até dezembro, liberação de verba proveniente de reajuste sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Amargando os reflexos da crise, a maioria dos gestores do Estado teme não conseguir fechar as contas do ano assegurando o equilíbrio financeiro e fiscal exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Nesse quadro, coloca-se em risco inclusive o pagamento do 13º salário dos servidores – situação de pelo menos 80 dos 141 municípios de Mato Grosso. Pedro lembrou que a AMM se esforça para garantir a conclusão do levantamento real das necessidades das prefeituras até a data do evento, em Belém.

Segundo ele, esse mapeamento poderá facilitar a exposição das reivindicações das prefeituras. Ele lembrou ainda que assim como Maggi, o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) também se comprometeu a colaborar, através de articulação junto ao governo federal. No encontro de prefeitos, informou o presidente da AMM, também entrará em pauta os debates sobre o plano de ação dos gestores da Amazônia Legal em torno do evento mundial de Mudanças Climáticas, que será realizado em Copenhagem, na Dinamarca, em dezembro.

Assim como Maggi, Pedro Ferreira também defende instrumento que prevê o pagamento pelos serviços ambientais prestados por produtores.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150629/visualizar/