Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 11 de Novembro de 2009 às 10:36

    Imprimir


Com taxas e valores que variam entre RS 1,5 mil e R$ 3 mil, o edital que disciplina ocupação do espaço cênico do Cine Teatro Cuiabá (CTC) está gerando discussões junto à classe cultural, principalmente quanto aos valores para aluguel. O espaço é explorado pelo Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH). O edital apresenta valores que devem ser aplicados de outubro a dezembro deste ano, quando da apresentação de espetáculos artísticos locais, advindos de outros Estados e países e inclui também eventos diversos, como congressos, seminários e conferências. Para conseguir total isenção do valor de diária, a apresentação deve contar com a venda de mais de 380 ingressos inteiros, no valor unitário de R$ 20. O preço da entrada pode até aumentar, mas nunca diminuir, segundo estabelece o edital.

O que dificulta e muito a isenção dessa taxa é que a maioria dos eventos culturais produzidos no Estado são divulgados em escolas e universidades e reúne estudantes como sendo a maior plateia. Eles pagam meia-entrada. O produtor cultural Pablo Capilé afirma ser quase impossível o alcance da isenção. O produtor ainda salienta que "na maioria dos casos, o evento é gratuito". "A verba conquistada com os apoiadores vai para o pagamento dos artistas, das equipes técnicas e não para a locação do espaço".

De acordo com alguns artistas, as regras estão dificultando o acesso à cultura, ao invés de "reconectar o espaço com a cidade". "O valor dos ingressos inteiros deveria ser mais acessível. Os grandes pólos de cultura no país, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, podem cobrar esse valor porque possuem inúmeros espaços com estruturas realmente de qualidade. Aqui (o valor) está parecendo de espaço provado", critica Pablo.

Questionada sobre o assunto, a secretaria estadual de Cultura, sob Paulo Pitaluga, afirmou que o edital é de responsabilidade integral do IMTDH. O Instituto, por sua vez, foi procurado pelo RDNews diversas vezes, mas não se pronunciou. (Lislaine dos Anjos)





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/151186/visualizar/