Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Novembro de 2009 às 10:29

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, abre o I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso que começa hoje, 11 de novembro, em Brasília com a palestra “Produção de matéria prima para Biocombustíveis no Brasil”. Para o evento que acontece até amanhã, 12, são aguardados cerca de 500 participantes do Brasil e do exterior.

Na manhã desse primeiro dia, o Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães, falará sobre o “Programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Pinhão Manso”. Já a política pública para o Pinhão Manso será abordada pelo coordenador do Programa Nacional de Produção de Biodiesel, da Casa Civil, Rodrigo Rodrigues. “Matéria prima e biodiesel” estará a cargo da Petrobrás Biocombustíveis e “O negócio de Pinhão manso no Brasil”, com o presidente da Associação de Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), Mike Lu. O senador Gilberto Goellner (DEM/MT) situará a “Visão do Mercado de óleos de Pinhão Manso nos segmentos de transporte urbano e aviação comercial”.

Duas mesas redondas serão realizadas no período da tarde. A primeira sobre Tecnologia Agronômica, contará com a presença do pesquisador da Embrapa Agroenergia, Bruno Laviola que mostrará os resultados das pesquisas com recursos genéticos e melhoramento do pinhão manso. O “Manejo: podas de formação e produção” será apresentado pelo pesquisador César José da Silva, da Embrapa Agropecuária Oeste. A EPAMIG estará representada pelo pesquisador Nívio Poubel, que abordará “Pragas e doenças: estratégias de controle”.

“Sistemas de colheita”, apresentado pelo pesquisador Nagashi Tominaga, da Biojan, “Qualidade de óleo para produção de biodiesel”, por Paulo Suarez, da Universidade de Brasília e “Co-produtos e processos de destoxificação”, pela pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Simone Mendonça, serão os temas da segunda mesa redonda que estará voltada para a Tecnologia Industrial.

Segundo dia – A última mesa redonda, com o tema “Estudos Transversais”, abre o segundo dia do congresso. Participam do debate o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Jason de Oliveira, com “Economia da Produção”; O pesquisador Robert Bailis, da Yale University (EUA), com o “Ciclo de vida na cadeia de produção do Pinhão Manso”; O pesquisador Ricardo Viegas, do Instituto Tamanduá, com “Trabalhos do setor privado na pesquisa de Pinhão Manso”.

Na sequência, haverá grupos de trabalho sobre Tecnologia Agronômica, Tecnologia Industrial e Estudos Transversais. Duas palestras técnicas acontecem pela manhã: “O papel do MDA na produção do Pinhão Manso, por Marco Antonio Viana Leite, coordenador-geral de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário; “Difusão e transferência de tecnologia”, por Carlos Magno Campos da Rocha, presidente da Emater-DF.

No período da tarde, serão apresentadas as palestras técnicas “Experiência do pequeno produtor”, ministrada pelo diretor-técnico da ABPPM, Luciano Piovesan Leme; e “Experiência do grande produtor”, pelo presidente da Biotins, Eduardo Bundyra. O evento se encerra com uma discussão geral acerca do “Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Pinhão Manso”, que será um dos principais resultados do evento e que, após aprovação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entrará em execução em 2010.

Promoção: Embrapa e Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso

Apoio: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Local: Hotel Golden Tulip Brasília Alvorada – Brasília/DF

Data: 11 e 12 de novembro de 2009

Horário: 8:30h às 17:30h





Fonte: Embrapa Agroenergia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/151187/visualizar/