Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 30 de Outubro de 2009 às 10:02

    Imprimir


"Este é o prefeito de Cuiabá e futuro governador de Mato Grosso". Foi assim que o prefeito rondonopolitano Zé do Pátio (PMDB) apresentou o colega tucano ao comandante Militar do Oeste, general de Exército Renato Joaquim Ferrarezi, em solenidade nesta quinta (29) no 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), em Rondonópolis, cidade-pólo do Sul do Estado. Foi mais uma demonstração pública de que Pátio se tornou mesmo cabo eleitoral de Santos, ignorando o pré-candidato do seu partido, o vice-governador Silval Barbosa. Esse posicionamento de Pátio vem gerando crise sem precedentes no PMDB. Ele alega que deve gratidão ao tucano, que o apoiou no pleito de 2010, em detrimento de Silval.

Pátio fez rasgados elogios a Wilson Santos também para o comandante 18º GAC, coronel Marco Aurélio Souto de Araújo, e ao comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general José Júlio Dias Barreto. O prefeito cuiabano justificou que deixou o expediente na capital para prestigiar a solenidade em Rondonópolis a convite do Exército. A solenidade com descerramento de placa marcou a reativação do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, que estava extinto havia 24 anos. Santos chegou por volta de 12 horas e foi recepcionado pelo prefeito Pátio e por alguns tucanos, como o ex-governador e ex-prefeito Rogério Salles, cuja esposa Marília Salles (PSDB) é vice-prefeita. Em seguida se deslocaram para o 18º GAC. Santos e Pátio sentiram-se em casa, afinal ambos foram oficiais do Exército. O prefeito do PSDB retornou a Cuiabá às 14 horas.

O Núcleo reativado se torna o maior do Brasil. Pretende formar 30 oficiais a cada processo. O curso preparatório tem duração de um ano. É dividido em duas etapas: o básico e a formação e aplicação. Com a formação dos oficiais, Rondonópolis passa a atender também os vizinhos Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Moral e civismo

Pátio afirmou, em discurso, que a principal lição adquirida do Exército na época em que era militar foi a moral. “Tive a felicidade de servir o Exército. A moral foi a principal lição que aprendi da instituição e até hoje carrego para minha vida. Eu sou muito grato pela parceria que o 18º GAC fez com o município, pois hoje temos 200 crianças aprendendo lições de patriotismo, civismo, além de participar de vários esportes”, diz o prefeito. Destacou ainda que foi, junto com Wilson Santos, do R-2, um da Artilharia e o outro da Infantaria, e que a união de ambos seria imbatível. “Se unirmos a artilharia com a infantaria não tem para ninguém”, brincou o peemedebista.

Santos, por sua vez, fez elogios ao Exército. “Que bom seria se todos os municípios do país pudessem contar com um quartel do Exército, que nada mais é do que uma escola de civismo, patriotismo e democracia. Nestes 24 anos sem o NPOR foram 450 jovens perdidos. Um patrimônio para o Mato Grosso”. Dirigindo-se aos 30 novos alunos do Núcleo, o prefeito cuiabano e pré-candidato ao Palácio Paiaguás disse: "A oportunidade costuma passar uma vez pela nossa porta. Devemos saber aproveitar. Ninguém é melhor que ninguém. As pessoas se diferenciam pelas suas conquistas”.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/151912/visualizar/