Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 27 de Outubro de 2009 às 12:53

    Imprimir


Cláudio Stábile e João Vicente Scaravelli travam um dos maiores embates eleitorais pela presidência da OAB-MT dos últimos anos. Diferente de outras pleitos, marcados por "inflação" de candidaturas, desta vez a corrida pela sucessão do presidente Francisco Faiad iniciou com quatro e se limitou aos dois. A pesquisa feita entre 19 e 23 deste mês e divulgada até agora sobre intenções de voto acerca da eleição na Ordem foi do instituto KGM que, segundo publicação exclusiva do site Olhar Direto, a disputa se mostra acirrada. Segundo a amostragem, em Cuiabá Stábile teria 31,7%, enquanto Scaravelli ficaria com 20,6% das intenções de voto. O cenário no interior mostra um confronto mais "apertado" ainda: 26% a 25%.

Os números, de um modo geral, revelam condição de empate técnico, principalmente na espontânea. Devem votar cerca de 6 mil advogados. A eleição acontece no próximo dia 19. Será com urna eletrônica. O mandato é de três anos. Faiad, que cumpre o segundo mandato, apóia Stábile, cujo grupo comanda a instituição há 12 anos. Scaravelli representa o bloco de oposição. Os dois candidatos estão à "caça" de advogados-eleitores que ainda se mostram indecisos. O termômetro da pesquisa animou os dois lados.

Aliados de Scaravelli, da chapa OAB Independente, avaliam que o resultado da pesquisa aponta empate técnico, considerando que a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Vêem uma disputa equilibrada, o que aumenta a rivalidade, pois entendem que "não existe até o momento vencedor ou perdedor". Chama atenção o fato de quase 50% dos advogados aptos a votar se mostrarem indecisos. “São os colegas advogados indecisos que definirão o representante e a entidade que querem para os próximos três anos. Os números da pesquisa mostram o crescimento acelerado da nossa campanha”, diz Scaravelli. Destaca que a pesquisa mostra que os advogados estão avaliando as propostas. Diz apostar na mudança, da independência e contra o que chama de infiltração político-partidária que considera existir hoje na OAB "numa situação extremamente fragilizada”.

João Celestino, um dos cabos eleitorais da chapa opositora, se mostra convicto na vitória. "Os números são animadores e reforçam ainda mais a vontade de trabalhar do grupo de Scaravelli, que vai resgatar com ética e dignidade, os princípios básicos da instituição", diz Celestino, que já concorreu à presidência da OAB e foi derrotado por Faiad.

Já o situacionista Cláudio Stábile considera que o resultado da pesquisa KGM sinaliza para sua vitória nas urnas e assegura que os números refletem o momento em que vive sua campanha. Diz que tem recebido novas adesões. Convoca a militância a intensificar a campanha em busca do apoio daqueles que estão indecisos. Afirma que seu nome "é o melhor para conduzir a Ordem" e pontua propostas voltadas aos jovens advogados, à defesa das prerrogativas da categoria, por melhoria e abertura no mercado de trabalho, pela elevação do número de magistrados e por mais investimentos no Poder Judiciário.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/152231/visualizar/