Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 27 de Setembro de 2009 às 21:30
Por: Lisânia Ghisi

    Imprimir


O prefeito de segundo mandato Murilo Domingos (PR) negou neste domingo (27), em entrevista ao RDNews, que tenha feito acordo com o seu vice Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli (PR), sobre eventual renúncia do Executivo para disputar as eleições de 2010, seja a deputado federal, seja a senador, como se comenta nos bastidores. O grupo de Zaeli vive expectativa de Murilo entrar numa nova disputa eleitoral, o que o obrigaria a renunciar ao mandato em abril, deixando "de bandeja" a prefeitura para o comando de Zaeli. O prefeito afirma que, para o pleito do próximo ano, não pretende se candidatar a nenhum cargo, mas, por outro lado, observa que ainda há tempo para discutir o assunto internamente com a direção do PR. "Não tenho pensado em disputar as eleições. Até o momento, penso mesmo em continuar à frente da Prefeitura de Várzea Grande até o fim do meu mandato, mas o partido já tem me procurado", destacou Murilo, em referência ao PR.

O prefeito disse ainda que a agremiação republicana quer sua presença como candidato em 2010 para reforça o palanque e o próprio PR. "O PR já me contatou para que eu dispute algum cargo no próximo ano e que assim fortaleça a base", se limitou a dizer Murilo, sem demonstrar empolgação pelo convite. O que deseja mesmo é continua no comando do segundo maior município mato-grossense até 2012. Murilo já foi deputado federal (95-99), após ter ficado suplente na legislatura anterior, vindo, inclusive, a estrear na Câmara entre março a dezembro de 2006, com a cassação do mandato de Augustinho Freitas, hoje prefeito de Pedra Preta.

Para evitar confronto com o vice, Murilo fez rasgados elogios a Zaeli, para quem demonstra estar preparado para assumir a prefeitura em qualquer eventualidade. "Somente este ano Tião já tomou frente da prefeitura duas vezes e em todas elas teve ótima atuação". Além de responder como vice-prefeito, Zaeli é secretário de Esportes e também de Educação, pasta que "abocanha" a maior estrutura da máquina. De acordo com o prefeito, Zaeli não irá concorrer ao pleito de 2010. No fundo, o empresário e vice-prefeito pretende concorrer à sucessão municipal em 2012. "Sobre as conversas que já tivemos, Zaeli nunca afirmou que pretende se candidatar ano que vem".

Saúde pública

Murilo Domingos admite que, no âmbito administrativa, enfrenta problemas na área da saúde pública, com greve dos médicos, a exemplo do que vem ocorrendo em Cuiabá. Os médicos brigam por reajuste salarial. O prefeito retruca. "É impraticável o pagamento de quase R$ 9 mil para 20 horas semanais. Isso não compete ao nosso orçamento". O republicano afirma que caso os profissionais tivessem reivindicado reajuste, mas para cumprir carga horária integral, a prefeitura poderia analisar o pleito. "Se eles tivessem proposto horário integral, nós até avaliaríamos a possibilidade de pagar o salário pedido. Murilo afirma que a greve "veio num momento impróprio" e criticou a rebeldia da classe médica grevista. "Foi uma decisão errada para este momento. O orçamento do Executivo não compete pagar tudo isso aos profissionais", reafirma o prefeito.

Os médicos cruzaram os braços desde o último dia 11. Eles reivindicam aumento para R$ 8,2 mil para uma carga de 20 horas semanais. A mobilização se deu após a prefeitura ter negado a proposta feita pelos sindicalistas. O atendimento à população que depende do SUS está suspenso nos ambulatórios, nas policlínicas e no Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande. Funcionam apenas os chamados serviços de urgência e emergência. A pasta é conduzida pela médica Jaqueline Guimarães, esposa do deputado estadual Wallace Guimarães (DEM).





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/154334/visualizar/