Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 23 de Setembro de 2009 às 23:17

    Imprimir


Membros da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidentes de entidades estaduais reuniram-se em assembleia geral extraordinária, em Brasília. Na ordem do dia, destaque para a mobilização que será promovida pela CNM no Senado Federal, nesta quarta-feira (23). Estiveram também em debate o apoio à prorrogação do prazo para parcelamento dos débitos previdenciários, a importância da regulamentação da Emenda Constitucional 2009, entre outros assuntos.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Pedro Ferreira de Souza, participou da assembleia e destacou a importância da reunião para que os líderes municipalistas possam discutir, em conjunto, os rumos do movimento. “Em encontros como esse aprofundamos o debate sobre os problemas que afetam os municípios e traçamos estratégias de mobilização para fortalecer o movimento municipalista”, ponderou.

A mobilização “O reflexo da queda das receitas na gestão municipal”, que acontece nesta quarta-feira foi o primeiro tema abordado. À medida que as discussões avançaram, ficou clara a preocupação dos líderes das entidades estaduais em relação à crise financeira que atinge os municípios. Todos destacaram a necessidade de buscar alternativas para contornar as dificuldades financeiras municipais.

Para mostrar a importância da união entre os prefeitos, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentou levantamentos da instituição que apontam o desempenho da arrecadação própria municipal e das transferências estaduais e federais aos municípios. Os números, de acordo com o presidente da CNM, comprovam a queda da arrecadação em razão da crise.

“Nós nos organizamos com base em indicadores reais. Assim estamos conquistando a nossa credibilidade e conseguimos provar que os Municípios brasileiros estão em crise”, destacou Ziulkoski. Todos os dados comentados na assembléia - relacionados, por exemplo, à crise no Fundeb, à Saúde e ao marco regulatório do pré-sal - serão apresentados aos prefeitos presentes na mobilização no Senado. O objetivo com o encontro é informar os gestores municipais e mostrar um panorama da crise que atinge todos os municípios.

Parcelamento e Cúpula

Sobre o prazo para adesão ao parcelamento dos débitos previdenciários dos municípios, expirado em 31 de agosto, a CNM reivindica a prorrogação da data. A I Cúpula Amazônica de Governos Locais, agendada entre os dias 7 a 10 de outubro em Manaus, foi outro destaque. O presidente da CNM convidou os presidentes das entidades estaduais e pediu apoio na divulgação do encontro.




Fonte: Da Assessoria/AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/154616/visualizar/