Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 23 de Setembro de 2009 às 22:43
Por: Patrícia Sanches e Andréa Hadd

    Imprimir


O vereador Ananias Filho (PR) criticou a postura do governador Blairo Maggi, do mesmo partido, pela falta de empenho em sanar o caos da saúde em Rondonópolis. O parlamentar também reclamou da falta de apoio dos deputados Hemínio Jota Barreto (PR), Vilma Moreira (PSB), Percival Muniz (PPS) e Gilmar Fabrir (DEM), representantes da região no Legislativo estadual. “Nós (do PR) somos o governo e, mesmo assim, não temos apoio. Os deputados da nossa região não ajudam. Cadê as emendas para ampliar a nossa estrutura?”, questionou Ananias, durante a sessão desta quarta (23), numa referência ao sobrecarregamento da Nefrosul, clínica especializada em hemodiálise. “Lá temos primeiro, segundo, quinto turno. Assim não dá, precisamos fazer algo para melhorar o atendimento e desafogar a clínica”.

As afirmações foram feitas após a explanação do promotor de Justiça, Ari Madeira da Costa, que apresentou um panorama da saúde pública em Rondonópolis. “O problema não foi criado por Zé do Pátio (PMDB) ou pelo ex-prefeito Adilton Sachetti (PR). Eles são antigos, mas precisam ser sanados”, ponderou o promotor. Ari participou nesta semana de uma reunião com Pátio e com os vereadores. Ele cobrou a compra de um terreno ao lado da Nefrosul para ampliação do espaço. A intenção é implementar mais 30 cadeiras a fim de atender a demanda de pacientes, já que mais de 150 recebem tratamento na unidade, três vezes por semana em cinco turnos. O governo do Estado, por sua vez, se comprometeu a ajudar. Cerca de 30 pessoas, entre funcionários e pacientes da Nefrosul, acompanham a sessão na Câmara.

Na sessão desta quarta (23), o vereador Ananias também cobrou a reabertura do Centro Cirúrgico do Hospital São José, interditado pela Vigilância Sanitária do Estado. A unidade era responsável por 90 cirurgias eletivas por mês. “Tudo bem que ele não é um hospital de ponta, mas é capaz sim de suportar cirurgias. O prefeito tentou, mas o governo também não ajuda, não precisava fechar o centro cirúrgico”, avaliou.

Ao assumir o cargo de prefeito, em janeiro deste ano, Zé do Pátio teve desentendimentos com membros da diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, comandada pelo presidente da Câmara, vereador Hélio Pichioni (PR). Com isso, passou a encaminhar parte dos pacientes para o São José.

Aliados de Zé do Pátio, os vereadores Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô, e Adonias Fernandes, ambos do PMDB, sugeriram ao secretário estadual de Saúde, Augustinho Moro, que visite Rondonópolis para conhecer a realidade da saúde no município. Fulô também criticou os deputados estaduais da região. “A cidade de Rondonópolis está órfã de deputados estaduais”, bradou da tribuna. (Patrícia Sanches e Andréa Haddad)




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/154623/visualizar/