Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 20 de Agosto de 2009 às 09:44
Por: Flávia Borges

    Imprimir


Se as eleições presidenciais fossem hoje, o governador de São Paulo e ex-ministro da Saúde, José Serra (PSDB), obteria 22,6% dos votos dos rondonopolitanos. É o que aponta pesquisa espontânea realizada pelo instituto Mark. Os pesquisadores ouviram 402 eleitores em 16 de agosto no município, que deram suas opiniões sem o auxílio de uma lista com nomes de pré-candidatos. Segundo a amostragem espontânea, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que conta com o apoio do presidente Lula (PT), ficaria em segundo lugar na disputa, com 15,2% das intenções de voto.

O próprio presidente da República foi citado pelos eleitores de Rondonópolis, embora não possa disputar um terceiro mandato. Ele foi lembrado por 4% e fica tecnicamente empatado com o deputado federal Ciro Gomes (PSB), ex-ministro da Integração Nacional de Lula e que figura com 3,5% das intenções de voto.

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), é lembrado por 2% dos entrevistados. A senadora Marina Silva, que anunciou recentemente o desejo de trocar o PT pelo PV, figura com apenas 1,5%. Já Geraldo Alckmin (PSDB), derrotado por Lula no pleito de 2006, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PTB), pontuaram 0,7% e 0,2%, respectivamente. A 13 meses das eleições, os indecisos somam 48%. Outros 2,2% disseram preferir votar em branco ou anular o voto.

Já na pesquisa estimulada, situação em que o eleitor conta com o auxílio de uma lista dos nomes dos possíveis candidatos, Serra dispara na liderança. Ele aparece com 39,1%. Dilma sobe 9,4 pontos percentuais se comparada à espontânea e fica com 24,6%. Ciro detém 7,5%, enquanto Marina fica com 3,7%. Neste caso, os indecisos ficam na casa dos 20%.

Num outro cenário, sem o nome de Serra, Dilma passa a liderar a corrida à sucessão de Lula. Ela detém 29,1%, enquanto Ciro fica com 12,9% das intenções de voto; Aécio com 12,7% e, Marina, 4,2%.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/154937/visualizar/