Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 11 de Agosto de 2009 às 14:34

    Imprimir


Um balanço da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado nesta terça-feira aponta que a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- já atingiu 177.457 pessoas em mais de 170 países desde que foi descoberta, em abril passado. O total de mortes é de 1.462. No Brasil, o Ministério da Saúde contabiliza 2.959 casos da doença e 203 mortes.

Embora tenha divulgado o balanço, a porta-voz da OMS Fadela Chaib ressaltou que os dados da organização não são considerados representativo da realidade, porque os países já foram desobrigados de comunicar cada caso, uma vez que a maioria desenvolve somente sintomas leve e não passa por exames laboratoriais para confirmação do diagnóstico.

De acordo com a OMS, o avanço da gripe suína já apresenta sinais de retrocesso em vários países do Hemisfério Sul. "O vírus pandêmico parece ter alcançado pico e está retrocedendo em vários países", afirmou a organização. Entre os países onde, segundo a OMS, o vírus já perde força estão Argentina, Chile, Austrália e Nova Zelândia.

Por outro lado, países asiáticos como Tailândia, Índia e Vietnã enfrentam uma propagação da doença, declarada a primeira pandemia (uma epidemia de caráter generalizado) do século 21.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Com Efe e France Presse





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155534/visualizar/