Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 06 de Agosto de 2009 às 18:32
Por: Lisânia Ghisi

    Imprimir


O ministro de Turismo, Luiz Barretto, afirmou que entre as 12 capitais que devem abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá e Manaus (AM) são as que mais necessitam de uma nova estrutura na rede hoteleira. Para ele, as regiões Nordeste e Sudeste tem uma melhor estrutura de hotéis. Isso se deve ao fato destas regiões terem maior demanda no turismo. A avaliação do ministro foi publicada numa matéria no jornal Folha de S. Paulo nesta quarta (5).

Barreto ressaltou ainda que está trabalhando em um mapeamento das necessidades das cidades que estarão envolvidas no Mundial. Além dos projetos para reforma no setor nas capitais que sediarão os jogos, municípios vizinhos também terão sua rede hoteleira reforçada para atender a demanda turística.

As cidades escolhidas "a dedo" para sediar jogos da Copa já começam a apelar para os recursos públicos. Esta semana, um encontro entre as representantes de cada uma das 12 capitais e técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) abriu portas para uso de verba federal na construção e reforma dos estádios. Porém, uma comissão interministerial deve decidir ou não a participação do banco.

A assessoria do BNDES divulgou que a instituição financeira está preparada "para contribuir com o esforço do governo na Copa de 2014" e ressaltou ainda que seguirá as normas dadas pela União. A linha de crédito que será adotada para os estádios ainda está em processo de estudo, mas a preferência é por projetos privados, já que o nível de endividamento dos Estados está em seu limite.

Algumas das capitais, como Salvador e Belo Horizonte, já apresentaram orçamentos para as reformas, porém as condições de empréstimos e/ou financiamentos feitos pelo BNDES são determinadas através de acordo com a política da União. A partir das informações das sedes, os técnicos do banco devem sugerir um modelo para 2014.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155848/visualizar/