Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 06 de Agosto de 2009 às 07:12
Por: Rafael Costa

    Imprimir


Entendimento em conjunto das siglas PSDB, PPS, PP e PDT está levando à tendência de cassação do mandato do vereador Ralf Leite (PRTB) por quebra de decoro parlamentar e a instauração de comissão processante contra o vereador Lutero Ponce (PMDB), acusado de desviar pouco mais de R$ 7,5 milhões dos cofres do Parlamento enquanto presidente da Câmara Municipal. Já há pelo menos 15 votos contra a dupla Ralf- Lutero, mas há a possibilidade de unanimidade se for votação aberta.

A bancada de vereadores do PSDB se reuniu ontem à tarde com o presidente do diretório municipal, Ussiel Tavares, e selou o acordo de optar pela votação aberta e perda do mandato de Ralf Leite, assim como pela instauração da comissão processante.

Os parlamentares Antônio Fernandes, Paulo Borges, Roosivelt Coelho e Lueci Ramos se comprometeram a seguir a orientação partidária. Uma das poucas aliadas de Lutero Ponce, Lueci Ramos informou que vota pela abertura da comissão processante só por conta da orientação partidária.

A tucana sempre se declarou amiga de Ponce e anteriormente se posicionou contra a investigação mesmo com o resultado de uma auditoria que apontou desvio de R$ 3,5 milhões na gestão do peemedebista. “Naquela ocasião não houve envolvimento dos poderes constituídos. Agora já tem o resultado das investigações da Delegacia Fazendária e um posicionamento favorável do Ministério Público, o que leva a uma mudança de posição e não vemos problema nisso”, revela Antônio Fernandes.

Da bancada do PSDB apenas Roosivelt Coelho votou a favor da instauração da comissão processante contra Lutero Ponce após auditoria revelar várias irregularidades no biênio 2007/2008.

Até mesmo o vereador Ivan Evangelista (PPS), que figurava como poucos aliados de Ralf e Lutero, tende a mudar de oposição. Seguindo a orientação do presidente do diretório municipal do PPS, Túlio Cesar, o parlamentar deverá votar contra os ‘colegas’.

O presidente do diretório municipal do PP, ex-deputado estadual Walter Rabello, solicitou à bancada do partido votação em conjunto favorável à perda do mandato e instauração de Comissão Processante. O único que se mostra resistente é o vereador Levi de Andrade, o Leve Levi (PP), que poderá ser expulso da sigla se contrariar a orientação partidária.

A única dúvida são os votos de Francisco Amorim, o Chico 2000 (PR), e Júlio Pinheiro (PTB). Ambos são contrários à perda do mandato e instauração de comissão processante e se articularam nos bastidores para salvar os ‘colegas’.

Deverão sacramentar o calvário da dupla Ralf-Lutero os vereadores Francisco Vuolo (PR), Domingos Sávio (PMDB), Lúdio Cabral (PT) e Professor Néviton (PRTB). O único correligionário de Ralf Leite no Parlamento se sente pressionado pela direção estadual do partido, que abandonou Leite por conta da série de escândalos produzidos em metade de um ano no cargo que gerou desgaste à sigla.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155920/visualizar/