Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 05 de Agosto de 2009 às 16:02
Por: Fábio Monteiro

    Imprimir


A ideia é que o Governo do Estado, assim como fez com as máquinas rodoviárias, entregue nova frota aos 141 municípios

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), defendeu nesta terça-feira (04), um programa de aquisição de ônibus escolares para todos os municípios de Mato Grosso. Durante as visitas que Riva vem fazendo aos municípios, ele tem conversado com os prefeitos para obter informações sobre a atual frota.

De acordo com o deputado, esse é um programa de necessidade urgente para as cidades que não possuem recursos para adquirir um novo veículo ou, até mesmo, fazer a manutenção do veículo que já possui. “Os ônibus que existem hoje estão sucateados e os municípios não tem recursos para mantê-los”, afirmou.

Segundo uma pesquisa realizada em 2005 pela Universidade de Brasília, em todo território nacional, a idade média da frota de Mato Grosso, onde a predominância é de ônibus, é de 16 anos, passando de veículos novos até veículos de 75 anos.

A idéia é que o Governo do Estado, assim como fez com a compra de máquinas rodoviárias, faça a entrega de um ônibus escolar para cada município. “O objetivo do programa é simples, dar qualidade e segurança para os alunos das escolas públicas”, informou.

O Governo estadual possui atualmente um recurso para que o município arque com as despesas do transporte escolar, incluindo a compra de combustível. Com a entrega dos novos veículos, esse recurso passaria a ser um subsídio para manutenção. “Com uma frota nova, os prefeitos só precisarão manter em boas condições os veículos e o Governo vai parar de trabalhar arrumando sucatas”, comentou.

Em relação aos recursos aplicados para a prestação do serviço de Transporte Escolar Rural em Mato Grosso, a pesquisa apurou que do montante gasto, 10% vem do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), 21% de recursos estaduais, 59% dos próprios municípios e 9% de outras fontes. “Os municípios arcam com a maior parte do bolo, sendo que já possui recursos limitados”, disse.

Riva afirmou ainda que o problema do transporte escolar é um dos mais graves em Mato Grosso. “Existem muitos acidentes envolvendo o ônibus escolar devido a precariedade da frota e o Governo do Estado terá que enfrentar essa situação”, argumentou.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155960/visualizar/