Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 05 de Agosto de 2009 às 15:43
Por: Sandra Costa

    Imprimir


O prefeito de Barra do Bugres (a 160 km de Cuiabá), Wilson Francelino de Oliveira (PDT), acompanhou produtores rurais da região em uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP). Juntos entregaram estudos contendo alterações sobre o projeto de Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso.

“A nossa cidade está com a área consolidada, mas na Categoria 2, no qual fomos enquadrados. Isso implica em restrição de recursos para uma região que é altamente produtiva”, explicou o prefeito.

Uma das alterações sugeridas é a mudança à Categoria 1, que não altera o perfil do município e atende aos anseios da população. “Temos a tradição de cana-de-açúcar e pecuária. Além disso, estamos inclusos em outras duas áreas de restrições devido à aldeia indígena e o Rio Paraguai, consideradas áreas de preservação. Se permanecermos com as restrições, a cidade vai praticamente ser riscada do mapa”, alertou Francelino.

O presidente agradeceu o esforço dos produtores e do prefeito que se empenharam expor as sugestões que melhor atenda a necessidade dos munícipes. “Trabalho como esse é muito importante. Todo suporte técnico que vocês nos derem será sempre bem vindo”, afirmou. Para ele, as 16 audiências públicas do ZSEE realizadas pela Assembleia que, em tese, deveriam finalizar o processo de discussão, fomentaram ainda mais a participação da sociedade. “Serviu para expor ainda mais as diferenças e imperfeições que precisam ser arrumadas. A partir das audiências é que as regiões se mobilizaram”, destacou.

O relatório contém um mapa da região datado de 1988 e, conforme o estudo, nessa época 93% do território já havia sido desmatado. Para José Riva, é necessário que os avanços da proposta do zoneamento ambiental com as audiências têm que ser mantido. Pois, a proposta inicial do governo além de estar desatualizado não atende a realidade da grande maioria dos municípios.

O presidente da Comissão do ZSEE, deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), adiantou que entre os dias 17 e 22 deste mês os parlamentares devem elaborar um substitutivo integral do projeto. E a primeira votação deve ser realizada ainda no final de agosto ou no mais tardar em setembro. “Essa é uma boa sugestão. Acredito que foram muitos os avanços com a contribuição da população e dos segmentos envolvidos”, destacou Dilceu. Também participaram da reunião o relator da projeto ZSEE, deputado Alexandre Cesar (PT) e a deputada Chica Nunes (PSDB).





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/155962/visualizar/