Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 24 de Julho de 2009 às 15:46
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


A prefeitura municipal de Nortelândia apresentou na tarde desta quinta-feira (23.07), veículos, implementos agrícolas, e equipamentos para a montagem de um laticínio, que fazem parte do programa de desenvolvimento elaborado pela administração, visando alavancar a economia e desencadear um processo de geração de renda e emprego que seja capaz de tirar o município da estagnação econômica em que vive nos últimos anos, após o fim da principal atividade econômica existente, que era a extração mineral, exaurida no inicio da década de 90. De lá para cá a cidade perdeu moradores que saíram em busca de oportunidades de emprego em outras cidades, houve aumento no numero de desempregados, prostituição infantil, drogas, suicídios e homens e mulheres com problemas mentais.

Assim que assumiu o comando do município, o atual gestor vem atacando todas as frentes, buscando diminuir as desigualdades sociais existentes e encontrar alternativas econômicas que devolva o progresso a cidade, ocasionando consequentemente uma melhora na qualidade de vida da comunidade. Programas sociais implantados, como o Programa Aplauso que oferece até aulas de inglês as crianças e adolescentes e o Pró-Jovem que revela talentos nas artes, são instrumentos para tirar os jovens das ruas e evitar que caminhem para as drogas, prostituição infantil e álcool. Em parceria com o Instituto Camargo, teve inicio o Projeto Sementeia, beneficiando 100 pessoas entre jovens e mulheres, que ao final de um ano, poderão abrir seu próprio negócio na área artesanal, com acompanhamento feito pelo SEBRAE. Paralelamente estão sendo desenvolvidos muitos outros projetos, na área da seringa, pupunha, maracujá e o aumento da bacia leiteira, bem como o fortalecimento do comércio local e da produção na Zona Rural.

Para tocar alguns projetos, a administração municipal fomentou a criação de uma cooperativa de pequenos produtores, denominada COOPERMISA, que será responsável por gerir os investimentos apontados pelo governo municipal, com supervisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, criada especificamente para impulsionar a economia.

Como parte integrante deste arrojado programa de desenvolvimento econômico, o chefe do executivo municipal buscou vários parceiros importantes como o Secretário de Desenvolvimento do Centro Oeste, no Ministério da Integração Nacional, Totó Parente, os Deputados Federais Carlos Bezerra e Homero Pereira, e os estaduais Zé Domingos e Wagner Ramos, que por meio de emendas parlamentares ou gestões junto a órgãos estaduais e federal, viabilizaram recursos para atender os pleitos feitos pela administração. Com isso foi possível adquirir um caminhão graneleiro, um veículo S-10 e equipamentos para montar um laticínio, todos serão repassados a cooperativa de produtores que administrará o negócio. Um trator foi adquirido com apoio do federal Homero Pereira, se juntará a uma frota de outros três tratores que com implementos agrícolas, atenderá os pequenos proprietários rurais nas cadeias produtivas apontadas pela administração. Os produtores terão ainda a sua disposição a assistência de técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e médico veterinário. Toda esta estrutura têm um único objetivo, mudar a realidade encontrada pela atual administração.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, fez questão de afirmar que sua equipe segue trilhando um caminho que brevemente trará benefícios importantes para a economia, e que algumas pequenas ações já estão apresentando resultados em poucos meses de administração, e destacou a criação do balcão de empregos que já viabilizou postos de trabalho para mais de 180 pessoas, representando uma injeção da ordem de R$ 100 mil reais, em média por mês, na economia local. Ele falou ainda do programa Balde Cheio, recentemente implantando, que em pouco tempo será resposanvel pela melhoria da qualidade de vida no campo, bem como pelo incremento da bacia leiteira.

O município trabalha na recuperação da auto estima de seu povo através de vários arranjos, inclusive alertando para a importância da participação de cada um no processo de crescimento da cidade. Uma campanha em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista está sendo responsável pelo aquecimento das vendas, atraindo consumidores ao anunciar uma premiação com quatro motos novas. Em resumo, nos últimos seis meses de administração, Nortelândia avançou o que não se viu nos últimos dez anos.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/156711/visualizar/