Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 09 de Julho de 2009 às 04:52
Por: Rafael Costa

    Imprimir


O desempenho do governador Blairo Maggi (PR) é considerado bom por 49,2% dos mato-grossenses. No levantamento elaborado pelo Instituto de Pesquisas Especiais (Ipec) foram consultadas 1561 pessoas em 53 municípios no período de 1 a 5 deste mês. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

Pelo menos 30,11% consideram regular a atuação do governo do Estado ao passo que 6,2% e 3,6% atribuem o resultado de ruim e péssimo respectivamente. Não responderam ou não opinaram 1,4%.

Os mato-grossenses também avaliam positivamente a atuação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O índice de aprovação boa chega a 50,6% e regular 24,9%.

Já aqueles que consideram o desempenho do petista ruim e péssimo chegam a 5,6% e 4,2% respectivamente. Não responderam ou não opinaram 1,9%.

Eleição presidencial – Apesar da aprovação positiva a atuação do presidente Lula e ao governador Blairo Maggi que são aliados e desenvolvem trabalhos em conjunto para beneficiar o Estado, os mato-grossenses dão preferência ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na disputa presidencial.

O tucano é líder na modalidade estimulada, pesquisa que oferece uma relação de possíveis candidatos aos eleitores. Virtual candidato do PSDB à Presidência da República, Serra é o preferido de 34,2% dos eleitores mato-grossenses.

O deputado federal pelo Ceará, Ciro Gomes (PSB), aparece em segundo com 17,5%. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, detém 12,5% ao passo que a vereadora de Maceió, Heloisa Helena (PSOL), é a ultima colocada com 4,74%. Votaria nulo ou branco 1,15% e não souberam responder ou não opinaram 29,7%.

Dos entrevistados pelo Instituto Ipec, 54,2% tem segundo grau completo e 31,7% o primeiro grau concluído. Apenas 6,2% tinham ensino superior e o índice de 8,7% são semi-analfabetos.

A pesquisa se baseou na opinião de eleitores que estão nas seguintes regiões de Mato Grosso: Baixada Cuiabana, Norte, Sul, Médio Norte, Oeste, Vale do Araguaia, Noroeste e Baixo Araguaia. O governador Blairo Maggi, que está no segundo mandato e apesar da sua boa avaliação, já oficializou que não disputa qualquer mandato eletivo na eleição do próximo ano. Ele também é o presidente de honra nacional do Partido da República.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/157516/visualizar/