Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 08 de Julho de 2009 às 11:20

    Imprimir


O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) disse que apoia todas as ações que venham fortificar o sistema de extensão rural brasileiro, especialmente as iniciativas direcionadas ao pequeno agricultor, que, ressaltou, necessita de mais assistência técnica para prosperar nos negócios.

A observação do parlamentar foi feita durante audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal destinada a discutir políticas públicas para o desenvolvimento rural, com ênfase para o papel da assistência técnica.

“A extensão rural é fundamental no processo de levar ao homem do campo, principalmente ao pequeno produtor, o qual dispõe de menos recursos, conhecimentos e habilidades sobre práticas agropecuárias, florestais e domésticas, reconhecidas como importantes e necessárias para a melhoria da sua produção e da sua qualidade de vida”, destacou Goellner.

Propostas

Presente ao debate, o presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), José da Silva Soares, propôs que o governo federal insira a Extensão Rural no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo ele, o PAC Rural seria estruturado sobre três pontos: criação de uma lei geral de assistência técnica e extensão rural; implantação de uma secretaria nacional, destinada, entre outras tarefas, a coordenar os recursos canalizados para a extensão rural; e um programa de modernização e inovação da gestão da extensão rural brasileira.

Lino Moura, da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil (Fazer), reconheceu que ainda existe muito a ser feito no campo, a começar por uma assistência técnica pública gratuita e de qualidade, destinada a atender aos mais de 4,5 milhões de agricultores.

José Roldão, da Agência de Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul, também defendeu o PAC Rural, que incluiria a criação de um órgão centralizador de todas as políticas públicas de extensão. Já Ronaldo de Lima Ramos, assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que também participou da reunião, defendeu que a extensão rural chegue a toda a agricultura familiar. Atualmente, lembrou, milhões de agricultores familiares estão endividados e sem assistência técnica.

Ações do Governo

Hur Ben Corrêa da Silva, do Departamento Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, destacou as medidas estruturantes colocadas em prática pelo governo federal ao longo dos últimos seis anos, incluindo a alocação de mais recursos para a agricultura familiar. Ele também colocou em relevo projetos de apoio aos pequenos agricultores, a começar pelo programa Luz para Todos e o de construção de moradias.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/157566/visualizar/