Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 08 de Julho de 2009 às 10:03

    Imprimir


O deputado federal Carlos Bezerra, que comanda o PMDB no Estado há mais de uma década, está mesmo determinado a fazer uma dobradinha eleitoral com a própria esposa nas eleições de 2010. Ele buscará novo mandato, enquanto Teté Bezerra deve concorrer à deputada estadual. A cúpula não coloca em discussão o risco do casal, com essa decisão da familiocracia, de trazer desgaste ao partido, mas sim a tese de que hoje não existem nomes tidos como puxadores de votos, como em eleições proporcionais passadas. Nesse caso, a ex-deputada federal poderia ajudar o PMDB a conquistar ao menos duas vagas na Assembleia.

Hoje, o PMDB conta com três cadeiras, ocupadas por Adalto de Freitas, o Daltinho, titular que se licenciou para abrir espaço ao suplente Nataniel de Jesus, Nilson Santos, efetivado com a cassação de Walter Rabello, e Antonio Brito, beneficiado com a eleição de Zé do Pátio a prefeito de Rondonópolis. A quarta vaga então ocupada por Juarez Costa, que virou prefeito de Sinop, acabou ficando com o PR devido à posse de Jota Barreto.

Bezerra prefere adiar publicamente a discussão sobre a pré-candidatura da esposa, mas, nos bastidores e no meio familiar, as estratégias já estão definidas. A única atividade exercida hoje por Teté, além de administrar os negócios empresariais, é de presidir a Fundação Ulysses Guimarães no Estado, através da qual coordena cursos e palestras de formação política junto aos filiados. Mesmo sem mandato e sob desgaste, ela se articula, visando as eleições gerais. Trabalha o enfoque social e resgata ações de quando foi primeira-dama de Rondonópolis e do Estado, períodos em que Bezerra exerceu mandato de prefeito e de governador.

Na cúpula regional da legenda peemedebista, a análise é de que, como o partido não terá em 2010 "puxadores" de votos, como se viu em 2006, com as eleições à Assembleia de Rabello (hoje PP), Pátio e Juarez, Teté seria uma das candidatas com "boa visibilidade" eleitoral. Assim, Bezerra tenta ampliar a família no poder mas, por outro lado, desagrega o grupo por causa do privilégio que dará a esposa na campanha eleitoral num partido que sonha em reconquistar o Palácio Paiaguás com Silval Barbosa, hoje governador em exercício. Além de Teté, são apresentados como virtuais candidatos a estadual pelo PMDB o ex-vereador e hoje secretário-executivo do Centro-Oeste, Totó Parente, derrotado a prefeito de Cuiabá em 2004, os deputados Daltinho, Nilson, Antonio Brito e Nataniel, suplente que está no exercício do mandato, além da expectativa de cooptar o secretário estadual de Esporte e Lazer, Baiano Filho, hoje no PR.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/157575/visualizar/