Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 06 de Julho de 2009 às 17:29

    Imprimir


A JBS - Friboi, uma das maiores empresas do mundo no segmento de carne bovina, anunciou nesta segunda-feira (06.07) que irá ampliar sua participação no mercado mato-grossense. Em reunião com o secretário de Fazenda, Eder Moraes, os executivos da empresa afirmaram que irão concretizar a compra de seis plantas frigoríficas, hoje fora de operação. Com a reativação das unidades, o grupo pretende gerar cerca de cinco mil empregos diretos. “Mato Grosso está dando um exemplo ao país de como superar a crise econômica. O Fisco Estadual possui regras claras, permitindo um planejamento e boa ambiência de negócios”, explicou o secretário Eder Moraes.

A reativação de plantas de abate e processamento bovino é uma alternativa aguardada pelos produtores. Recentemente a Secretaria de Fazenda diminuiu a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) incidente sobre o gado em pé de 7% para 3,5%. A medida atendeu ao segmento que necessitava abater o gado em outros Estados devido à queda na capacidade de abate no Estado.

Para o presidente da JBS – Friboi, Joesley Mendonça Batista, o Estado de Mato Grosso apresenta um cenário propício para se ampliar as atividades econômicas. “Nós avaliamos a capacidade produtiva do Estado, as condições de escoamento, tudo o que era importante para garantir a produção. Entendemos que a política fiscal em Mato Grosso é avançada, a legislação é transparente, e isto é fundamental para planejamentos a longo prazo”, elencou.

A JBS possui no mundo uma capacidade de abate de 57,6 mil cabeças por dia, sendo a maior exportadora de carne industrializada. As operações da companhia são realizadas em 22 plantas industriais localizadas em nove estados brasileiros, seis plantas em quatro províncias argentinas, além de 12 plantas nos EUA e nove na Austrália.

O empresário detalhou ainda que o grupo possui uma capacidade de abate de 22,6 mil cabeças por dia somente no Brasil, possuindo mais de 12.000 fornecedores localizados em um raio de até 500 quilômetros das plantas de abate. Com a confirmação das seis novas plantas em Mato Grosso, o braço brasileiro da multinacional, a Friboi, contará com 15 unidades no país.

“É este o desenvolvimento que queremos no Estado. São empresas que agregam valor à nossa produção. Em vez de enviarmos o gado vivo para outras unidades da federação, podemos processá-lo aqui em Mato Grosso, gerando emprego, renda e oportunidades, com uma concorrência leal e honesta”, afirmou Eder Moraes.

Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, sendo que o Brasil tem cerca de 187,2 milhões de cabeças, o segundo maior rebanho do mundo, e fica atrás apenas da Índia, cuja criação não é destinada para fins comerciais por questões religiosas.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/157675/visualizar/