Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 24 de Junho de 2009 às 09:30

    Imprimir


Cruzeiro e Grêmio, que iniciam a disputa da fase semifinal da Libertadores, nesta quarta-feira, às 20h50, no Mineirão, somam dois títulos da competição cada um, o que ajuda a caracterizá-los como times "copeiros". Personagens de uma conquista do Tricolor gaúcho e outra do clube celeste, respectivamente, os técnicos Adilson Batista e Paulo Autuori trocaram seus papéis na edição deste ano do certame.

Técnico do Cruzeiro, há um ano e meio, período em que comandou o time em 100 jogos, com aproveitamento de 67,33%, fruto de 62 triunfos, 16 empates e 22 derrotas, Adilson Batista foi capitão do Grêmio na conquista do título da Libertadores, em 1995. Já Paulo Autuori está há pouco mais de um mês à frente do Tricolor gaúcho, quando comandou a equipe em sete jogos, com duas vitórias, quatro empates e uma derrota, com aproveitamento de 47,61%.

Histórias à parte envolvendo-os aos adversários, Adilson Batista e Paulo Autuori procuram se concentrar no presente, sem esquecer o passado vivido nos clubes que hoje estão do outro lado, mas evidenciando o lado profissional. "O Grêmio faz parte da minha vida. Tenho carinho e respeito muito grande pelo Grêmio, mas tenho meus objetivos de vida", ressaltou o ex-zagueiro gremista e também celeste, que foi treinador do clube gaúcho em 2003.

Paulo Autuori, por sua vez, teve três passagens pelo Cruzeiro. A primeira, em 1997, foi coroada com a conquista do título da Libertadores e, a exemplo deste ano no Grêmio, ele chegou com a competição em andamento. Naquele ano, comandou o time cruzeirense em 37 jogos, com desempenho de 54,05%. Nas outras duas vezes em que esteve na Toca da Raposa II, o treinador não teve êxito.

Em 1999/2000, Autuori dirigiu o Cruzeiro em 29 partidas, com 62,02% de aproveitamento e, em 2007, ele encerrou sua passagem de 20 jogos, com 11 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com o pedido para sair, no vestiário do Mineirão, após goleada para o rival Atlético-MG no jogo de ida da decisão do Estadual, quando alegou "dignidade e vergonha na cara" para deixar o clube.

"O Cruzeiro tem uma bela equipe, com excelentes jogadores, tem um excelente elenco", comentou Paulo Autuori, que aposta em um confronto equilibrado e sem favoritos, até mesmo por causa do caráter decisivo da partida. "O que vai determinar o vencedor é o que fizerem em campo", acrescentou o treinador gremista.

Como clubes copeiros que são, além das quatro Libertadores conquistadas, Cruzeiro e Grêmio somam oito título da Copa do Brasil, quatro para cada lado, o que os coloca na condição de maiores ganhadores desse torneio nacional. Nas três ocasiões, no entanto, em que enfrentou o Tricolor gaúcho em eliminatórias, o clube mineiro passou pela equipe gaúcha e ergueu a taça.

Em 1966, Cruzeiro e Grêmio se encontraram nas oitavas-de-final da Taça Brasil. Após um empate sem gols em Porto Alegre, o time de Tostão venceu por 2 a 1, no Mineirão. Já em 1993, foi a vez de um confronto pela final da Copa do Brasil. O Cruzeiro venceu por 2 a 1, no Mineirão, após outro empate em 0 a 0, no Olímpico, conquistando o primeiro de seus quatro títulos do torneio nacional.

Sob o comando de Paulo Autuori, o Cruzeiro levou a melhor sobre o Grêmio nas quartas-de-final da campanha do bicampeonato continental. Em Porto Alegre, o time gaúcho venceu por 2 a 1, enquanto no Mineirão, a equipe mineira ganhou por 2 a 0. Para o lateral Jonathan defende que o retrospecto em confrontos eliminatórios é passado.

O lateral destaca que em 1997 Autuori estava do lado mineiro. "Para mim, não conta nada. É história, já passou, são outros jogadores, com características diferentes, Paulo Autuori, em 97, estava aqui e agora está lá. Temos aqui o Adilson que foi campeão da Libertadores, conhece, sabe o caminho, tenho certeza que vai ser um jogo muito disputado, muito pegado, mas cada jogo tem sua história", observou.

Adilson Batista, adepto da estratégia, e Paulo Autuori, que a utilizou, no Grêmio, pela primeira vez, na segunda-feira, recorreram a treinos secretos para tentar enganar o adversário. O técnico cruzeirense, como faz sempre, não anuncia o time e nem dá dicas sobre ele. O atacante Thiago Ribeiro, que estava contundido, recuperou-se e foi relacionado. Já o volante Fabinho, inscrito no lugar do zagueiro Gustavo, também pode jogar.

O treinador gremista não falou muito sobre a equipe que mandará a campo, mas deu pistas de que será mesmo Alex Mineiro quem começará a partida ao lado de Maxi López. Dessa forma, Alex ou Herrera é a única dúvida do time para o confronto com o Cruzeiro.

CRUZEIRO x GRÊMIO

Data: 24/06/2009 (quarta-feira)

Horário: 20h50

Transmissão na TV: Rede Globo e Sportv

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Henrique Osses (Chile)

Auxiliares: Cristian Julio (Chile) e Osvaldo Talamilla (Chile)

Cruzeiro

Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Gérson Magrão; Elicarlos, Henrique, Marquinhos Paraná e Wagner; Wellington Paulista (Thiago Ribeiro) e Kléber Técnico: Adilson Batista

Grêmio

Marcelo Grohe; Ruy, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza; Maxi López e Alex Mineiro (Herrera) Técnico: Paulo Autuori





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158265/visualizar/