Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 23 de Junho de 2009 às 13:58

    Imprimir


O Diário Oficial desta terça-feira publicou sete portarias com aprovação do zoneamento agrícola, ano-safra 2009/2010. Um deles é para a cultura de mandioca, em Mato Grosso. As demais são para as culturas de milho, no Paraná e Santa Catarina; feijão 1ª safra, em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e arroz sequeiro, no Paraná.

O zoneamento agrícola identificou as áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo da mandioca em Mato Grosso. Para essa identificação foram analisadas as séries históricas de 15 anos de dados diários de chuva e de temperatura do ar, registrados nas 73 estações disponíveis no Estado, sendo 65 pluviométricas e 8 climatológicas. Considerou-se também, a disponibilidade máxima de água no solo, no período de plantio e nos quatro meses imediatamente posteriores.

O zoneamento considerou apto ao cultivo da mandioca o município que apresentou condições climáticas dentro dos critérios adotados em 80% dos anos estudados. As portarias têm notas técnicas com informações como os tipos de solos aptos para o cultivo, cultivares mais indicadas e períodos adequados para a semeadura.

Nota técnica

A mandioca é uma planta rústica, com ampla adaptação às condições mais variadas de clima e solo. A mandioca encontra melhor condição de desenvolvimento em climas quentes e úmidos, não suportando baixas temperaturas. A faixa ideal de temperatura média anual situa-se entre os limites de 20ºC e 27ºC. A mandioca requer alta luminosidade, entretanto, uma exposição ao sol maior que 12 horas afeta a formação das raízes.

Clique aqui para conferir a tabela de períodos de plantio e os municípios aptos para o cultivo da mandioca.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158314/visualizar/