Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Junho de 2009 às 19:02

    Imprimir


Técnicos das prefeituras que compõem o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá vão participar de um curso de elaboração de projetos para captação de recursos do programa Territórios da Cidadania. A capacitação será ministrada pela equipe da Coordenação Técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM e terá início na segunda quinzena de julho.

A proposta do curso foi apresentada aos prefeitos membros do consórcio durante reunião em Jangada, este mês. Atendendo solicitação do presidente do Consórcio e prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá, a capacitação será realizada em três etapas. A primeira em Rosário Oeste, capacitando os técnicos locais e dos municípios de Jangada, Acorizal e Nobres. A segunda em Nossa Senhora do Livramento, atendendo a equipe local e das prefeituras de Poconé, Santo Antonio de Leverger e Barão de Melgaço. A terceira etapa está programada para Chapada dos Guimarães, capacitando técnicos da prefeitura e de Planalto da Serra e Nova Brasilândia.

“Com a capacitação os gestores terão mais condições de fomentar ações de desenvolvimento nos municípios”, destacou o presidente da AMM, Pedro Ferreira de Souza. O programa Território da Cidadania destina aos municípios da Baixada Cuiabana o montante de R$ 321 milhões, sendo que parte dos recursos é destinada a fortalecer a agricultura familiar. Os recursos poderão ser aplicados, por exemplo, na aquisição de patrulhas mecanizadas, construção de fábricas de doces e de palmito, despolpadeira de fruto, padarias comunitárias, entre outros.

Durante a reunião em Jangada os gestores aprovaram, ainda, a Proposta de Desenvolvimento Sustentável para a Agricultura Familiar, que inclui a ampliação dos serviços da Empaer nos municípios. O objetivo da iniciativa é ampliar a assistência técnica para projetos produtivos e desenvolvimento de ações sustentáveis locais. A meta é atender cerca de 90 mil famílias que sobrevivem da agricultura familiar em Mato Grosso, sendo 30 mil da agricultura familiar tradicional e 60 mil oriundas de assentamentos. As ações serão desenvolvidas em parceria entre os municípios do consórcio e a Empaer, porém as prefeituras é que vão coordenar o processo de extensão rural e assistência técnica.

Os municípios que compõem o consórcio são: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antonio do Leverger e Várzea Grande.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158354/visualizar/