Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Junho de 2009 às 14:28

    Imprimir


Como parte da política de mudança de comportamento e a busca pela conscientização da comunidade quanto sua responsabilidade para com o desenvolvimento social e econômico do lugar onde mora, e que envolve ainda a demonstração de compromisso do cidadão com a melhora na qualidade de vida de todos, teve inicio na manhã desta quinta-feira (18.06), uma série de palestras que serão realizadas com todos os segmentos da sociedade civil organizada e população em geral.

A campanha denominada “A comunidade reconhecendo a cidade e fortalecendo a economia de Nortelândia” nasceu após levantamento feito pela consultora Cleide Anzil, que apontou a visível fragilidade de investimentos no município pela falta de contribuição dos próprios moradores, a fragilidade da economia por falta de reconhecimento de que o comércio esta ali bem perto, e que as compras feitas no comércio local representam geração de renda, emprego e aumento da capacidade de investimentos do município em obras de infraestrutura, saúde, educação e de criar políticas públicas de desenvolvimento econômico e social.

“É na educação que tudo acontece e se transforma, por isso decidimos começar pelas escolas com alunos e professores, chamando-os para dentro desse novo processo de mudança, formação um novo cidadão, mais comprometido com o que está a sua volta” destacou Cleide Anzil. De acordo com ela, nesta etapa da campanha os educadores se transformam em mediador no processo de construção de conhecimento, instigando a pesquisa e a troca de idéias entre professor-aluno , aluno-aluno e aluno-comunidade. È nesse contexto, que projetos interdisciplinares servem como uma excelente ferramenta, podendo tornar o processo educacional mais dinâmico e eficaz, possibilitando ao aluno traçar seu próprio caminho de aprendizagem através da interação com outros e a comunidade é parte essencial neste processo.

“Por isto precisamos enfocar a questão de reconhecimento da cidade, isto porque esta tem um espaço e cuidar daquele onde eu vivo, valorizar, ter orgulho, passar por todas as atividades de fortalecimento econômico” reforçou o prefeito municipal. A mudança de comportamento, para o chefe do poder executivo, será melhor assimilada, com os estudantes se tornando importantes multiplicadores e servindo como elo de ligação, onde o aluno, o agente comunitário, os conselhos, o sindicato comercial, o comércio em geral, os grupos de saúde, assistente social, buscarão reconhecer qual o seu papel na cidade, qual a cidade que vive, qual o espaço que ocupa na sociedade, o que fazer para fortalecer a economia local e principalmente qual a sua contribuição como cidadão para mudar o quadro.

Estas questões começam a ser trabalhadas através de palestras, como a que foi realizada com alunos e professores do 3º ciclo da Escola Municipal “Caetano Dias Filho”, no Bairro Tapirapuã, dirigida a cerca de 70 estudantes.

Todas as escolas municipais e estaduais serão visitadas, e serão formados grupos, que farão a sua leitura e escrita, ao final seja produzida uma feira de manifestações onde apareça artesanato, a escrita, a música, o historiador, o mais antigo morador e sua participação nas atividades desta cidade, através da imagem, apresentações teatrais, manifestação religiosa e etc.

A intenção é promover o intercâmbio entre professores, alunos, comunidade e representantes da economia local, percebendo cada um as diferentes leituras sobre a cidade, o espaço onde vive, e acima de tudo reconhecer sua obrigação de contribuir no pagamento de impostos, com o intuito de fortalecer a economia.

De agora até outubro, as palestras serão realizadas para alunos, professores de escolas públicas e privadas, moradores antigos de Nortelândia, grupos de terceira Idade, grupos da assistência social, comércio, conselhos municipais e comunidades de cada bairro de Nortelândia.

Crianças e adolescentes das escolas municipais Caetano Dias e Júlio Praxedes Duarte, assistiram dois pequenos vídeos motivacionais após ouvirem a palestra, o mesmo aconteceu na Escola Estadual “Emanuel Pinheiro da Silva Primo” e nesta sexta-feira, a campanha chega aos alunos das escolas estaduais Olegário Moreira de Barros e Idalina de Farias, e depois segue a programação pelos bairros, conselhos e sociedade organizada de uma forma geral.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158464/visualizar/